Buscar

Ao analisarmos o art. 5º do CTN, vemos que o entendimento adotado pelo legislador, lá em 1966 foi a corrente tripartida, ou seja, havia apenas 3 tr...

Ao analisarmos o art. 5º do CTN, vemos que o entendimento adotado pelo legislador, lá em 1966 foi a corrente tripartida, ou seja, havia apenas 3 tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria.
De acordo com os arts. 148/149 da Constituição Federal de 1988, os tributos passaram a ser divididos em cinco espécies: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.


Essa pergunta também está no material:

SLIDE 1CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
11 pág.

Contabilidade Pública Escola A E DEscola A E D

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, você está correto. O entendimento adotado pelo legislador no art. 5º do CTN, em 1966, era a corrente tripartida, que considerava apenas três tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria. No entanto, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os tributos passaram a ser divididos em cinco espécies: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais, conforme os arts. 148/149 da Constituição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais