Buscar

Questão 10: músculo transverso abdominal é considerado o principal estabilizador da coluna tóraco-lombar e deve ser a primeira musculatura a ser tr...

Questão 10: músculo transverso abdominal é considerado o principal estabilizador da coluna tóraco-lombar e deve ser a primeira musculatura a ser trabalhada num treino de estabilização lombar. Sobre esse músculo, assinale a alternativa na qual a ação muscular descrita condiz com a biomecânica tóraco-lombar e lombo-pélvica para ativação desse músculo:


A) o músculo transverso abdominal apresenta origem na pelve e é considerado como músculo motor primário da inclinação pélvica.
B) o músculo transverso abdominal apresenta fibras transversais e, portanto, ele realiza rotação do tronco.
C) o transverso gera movimento de extensão da coluna torácica e anteversão da pelve.
D) A ação do transverso é estabilizar a coluna e isso ocorre quando sua contração diminui os diâmetros ântero-posterior e latero-lateral do tronco, aumentando a pressão intra-abdominal.
E) transverso atua isoladamente na coluna, não é sinérgico com nenhum outro grupo muscular.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A ação do transverso é estabilizar a coluna e isso ocorre quando sua contração diminui os diâmetros ântero-posterior e latero-lateral do tronco, aumentando a pressão intra-abdominal. O músculo transverso abdominal é de fato considerado o principal estabilizador da coluna tóraco-lombar e deve ser trabalhado em treinos de estabilização lombar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais