Um problema relacionado ao medicamento é um evento ou circunstância envolvendo farmacoterapia que realmente ou potencialmente interfere com um ótimo resultado para um paciente específico. Sobre o tema, avalie as seguintes proposições:
I. Os pacientes podem apresentar características que interferem no alcance dos resultados terapêuticos desejados. II. O paciente tem a responsabilidade de ajudar a alcançar os resultados, engajando-se em comportamentos que irão contribuir para a obtenção dos resultados desejados. III. O paciente está tomando um medicamento sem indicação válida por conta própria. Está correto somente o que se afirma em:
a. Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas III. d. II e III. e. I, II e III.
O objetivo dos cuidados farmacêuticos é melhorar a qualidade de vida do paciente por meio de resultados terapêuticos definidos relacionados a medicamentos. Avalie as proposições que apresentam esses resultados:
I. Cura da doença. II. Eliminação ou redução da sintomatologia. III. Detenção ou retardamento de um processo de doença. IV. Prevenção de doença ou sintomatologia.
O prontuário farmacêutico é um instrumento importante para a prática da farmácia clínica e para a farmacoterapêutica do usuário, sua experiência com medicamentos, resultados dos tratamentos e intervenções realizadas pelo farmacêutico. Assim, analise as seguintes proposições sobre as funções do prontuário farmacêutico:
I. De comunicação: entre os profissionais responsáveis pelo cuidado, o sistema de saúde e o usuário. II. De educação: registro e histórico científico. III. Gerencial: registros administrativos, financeiros e documento legal.
Aponte a alternativa que apresenta a legislação brasileira que define a dispensação de medicamentos como atividade privativa da farmácia:
a. Resolução n. 417 de 29 de setembro de 2004. b. Lei Federal n. 5991 de 17 de dezembro de 1973.
A prescrição farmacêutica é uma atribuição clínica do farmacêutico, em que este realiza recomendações ao paciente que vão desde a seleção de opções terapêuticas (farmacológicas e não farmacológicas) até a oferta de serviços farmacêuticos e/ou o encaminhamento a outros profissionais ou serviços de saúde. Assim, são consideradas terapias não farmacológicas exceto:
a. Mudança de hábitos de vida. b. Intervenções educativas. c. Uso de fitoterápicos. d. Abandono do tabagismo. e. Dieta balanceada.
Podemos considerar a prescrição farmacêutica uma atribuição clínica do farmacêutico como inovadora a partir do momento em que amplia o olhar farmacêutico da seleção do medicamento isento de prescrição. Assim, assinale a alternativa que apresenta um item considerado isento de prescrição médica:
a. Retinoides. b. Omeprazol. c. Diclofenaco de sódio (comprimidos). d. Fenilefrina. e. Bupropriona.
O cuidado farmacêutico envolve não só a terapia medicamentosa (o fornecimento real de medicamentos), mas também decisões sobre o uso de medicamentos para pacientes individuais. Analise as afirmacoes seguintes sobre as funções do cuidado farmacêutico:
I. Identificar problemas potenciais e reais relacionados à medicação. II. Resolver problemas reais relacionados à medicação. III. Prevenir potenciais problemas relacionados com medicamentos. Está correto somente o que se afirma em:
a. Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas III. d. II e III. e. I, II e III.