Buscar

No processo do trabalho, devem comparecer à audiência: o reclamante e reclamada, havendo consequências específicas em caso de ausências. Diante des...

No processo do trabalho, devem comparecer à audiência: o reclamante e reclamada, havendo consequências específicas em caso de ausências. Diante desse contexto, o Banco Sensação S.A. escalou o preposto João Cesar, empregado da filial de Belo Horizonte, para que fosse representá-lo em audiência da reclamação trabalhista movida contra a empresa, na cidade de Natal. João Cesar viajou para Natal, contudo, encantou-se pelas praias próximas ao hotel e chegou muito atrasado para a audiência inaugural designada, tendo comparecido o advogado da empresa, munido de procuração e contestação ainda não juntada ao PJE.. Tendo em vista a legislação vigente, alterada pela Lei n. 13.467/17, responda às seguintes indagações: a) Qual a consequência para o não comparecimento do preposto na audiência inaugural, considerando que o advogado estava presente, munido de procuração e contestação? b) Considerando que João Cesar não fosse empregado do Banco, seria possível a sua nomeação como preposto, no caso concreto?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) A consequência para o não comparecimento do preposto na audiência inaugural, mesmo com a presença do advogado munido de procuração e contestação, pode variar de acordo com a interpretação do juiz. Em geral, a ausência do preposto pode resultar na aplicação de uma pena de confissão ficta, ou seja, os fatos alegados pelo reclamante podem ser considerados verdadeiros. Isso pode prejudicar a defesa da empresa no processo. b) No caso concreto, se João Cesar não fosse empregado do Banco, não seria possível a sua nomeação como preposto. De acordo com a legislação trabalhista, o preposto deve ser necessariamente um empregado da empresa, com conhecimento dos fatos e poderes para representá-la.

0
Dislike0
User badge image

Eduardo Liska

Errata:

Na questão B, o preposto não necessariamente precisa ser empregado da parte reclamada, nos termos do parágrafo 3º do Art. 843, da CLT:

Art. 843 - Na audiência de julgamento deverão estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatórias Plúrimas ou Ações de Cumprimento, quando os empregados poderão fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria.  

§ 3 o   O preposto a que se refere o § 1 o  deste artigo não precisa ser empregado da parte reclamada. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais