Buscar

QUESTÃO 10 Alternativa correta: a) Predicado nominal. Leia as explicações abaixo: a) Predicado nominal. CORRETA. O predicado “não é uma doença no...

QUESTÃO 10
Alternativa correta: a) Predicado nominal.

Leia as explicações abaixo:
a) Predicado nominal. CORRETA. O predicado “não é uma doença nova.” liga-se ao sujeito “A microcefalia” através de um verbo de ligação (é) e indica uma característica desse sujeito (não ser uma doença nova).
b) Predicado verbal

ERRADA. Um predicado verbal tem como núcleo um verbo de ação e o verbo “ser”, presente na frase através da flexão “é”, é um verbo de ligação.
c) Predicado verbo-nominal

ERRADA. Um predicado verbo-nominal apresenta como núcleos um verbo de ação e um nome (adjetivo ou substantivo) que caracteriza o sujeito. Observe que a frase apresenta, na verdade, um verbo de ligação ( verbo “ser”, flexionado: é)
d) Predicativo do sujeito

ERRADA. O predicativo do sujeito não é um tipo de sujeito. Na verdade, ele é o elemento do predicado que atribui característica, estado ou qualidade ao sujeito.
e) Predicativo do objeto

ERRADA. O predicativo do objeto, assim como predicativo do sujeito, não é um tipo de predicado. Ele tem a função de atribuir característica ou qualidade ao objeto (direto ou indireto) de uma oração.


a) Predicado nominal.
b) Predicado verbal
c) Predicado verbo-nominal
d) Predicativo do sujeito
e) Predicativo do objeto

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIOS SOBRE PREDICAÇÃO VERBAL COM GABARITO COMENTADO
11 pág.

Português Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta para a questão 10 é a) Predicado nominal. O predicado "não é uma doença nova" liga-se ao sujeito "A microcefalia" através de um verbo de ligação (é) e indica uma característica desse sujeito (não ser uma doença nova).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais