Buscar

A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá por meio da atuação de representantes dos usuários: na administração...

A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá por meio da atuação de representantes dos usuários:


na administração do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
no Conselho de Saúde.

Essa pergunta também está no material:

prova dna pós 2
6 pág.

Saúde da Família Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá por meio da atuação de representantes dos usuários no Conselho de Saúde.

0
Dislike0
User badge image

Jeferson de Sousa Cabral

A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é um elemento fundamental para garantir que o sistema atenda efetivamente às necessidades e demandas da população. Isso é realizado por meio da atuação de representantes dos usuários em diversas instâncias e órgãos. Alguns exemplos dessas instâncias incluem:

  1. Administração do Fundo Nacional de Saúde (FNS): Os representantes dos usuários têm a oportunidade de contribuir na administração dos recursos financeiros destinados à saúde por meio do Fundo Nacional de Saúde. A participação nesse órgão permite que a comunidade influencie a alocação de recursos para diferentes áreas e programas de saúde.
  2. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass): O Conass reúne os Secretários de Saúde dos estados brasileiros e do Distrito Federal. A participação de representantes dos usuários nesse conselho possibilita a discussão de políticas e estratégias de saúde em nível estadual e regional, visando uma abordagem mais abrangente e inclusiva.
  3. Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems): Similar ao Conass, o Conasems reúne os Secretários Municipais de Saúde de todo o país. A presença de representantes dos usuários nesse conselho ajuda a direcionar as políticas de saúde em nível municipal, considerando as peculiaridades de cada região.
  4. Conselho de Saúde: Os Conselhos de Saúde são instâncias de participação popular que atuam em diversos níveis: municipal, estadual e federal. Esses conselhos são compostos por representantes dos usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços. Eles têm a responsabilidade de fiscalizar a implementação das políticas de saúde, propor melhorias e garantir que o sistema seja transparente e acessível à população.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais