Buscar

O inquérito policial deve ser um procedimento escrito, oficial, discricionário, inquisitorial, indisponível e sigiloso. Diante das características ...

O inquérito policial deve ser um procedimento escrito, oficial, discricionário, inquisitorial, indisponível e sigiloso. Diante das características do inquérito policial, analise o trecho a seguir. “Alguma doutrina aponta que os atos do inquérito policial valem até prova em contrário, estabelecendo uma presunção de veracidade não prevista em lei. O art. 12 do CPP estabelece que o IP acompanhará a denúncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra. Qual o fundamento de tal disposição? Não é atribuir valor probatório aos atos do IP, todo o contrário. Por servir de base para a ação penal, ele deverá acompanhá-la para permitir o juízo de pré-admissibilidade da acusação. Nada mais do que isso. Servirá para que o juiz decida pelo processo ou não processo, pois na fase processual será formada a prova sobre a qual será proferida a sentença” (LOPES JUNIOR, 2021, p. 73). Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta sobre o inquérito policial. Escolha uma opção: a. O inquérito policial tem valor probatório relativo, pois os elementos de informação não são colhidos sob a égide do contraditório e da ampla defesa, tampouco na presença do magistrado. b. O inquérito policial pode ser arquivado por determinação da autoridade policial se, depois de instaurado, inexistirem provas suficientes da autoria e da materialidade do crime em apuração. c. Nos crimes de ação penal privada, não caberá a instauração de inquérito policial, mas sim a lavratura de termo circunstanciado, devido ao menor potencial ofensivo das infrações penais cometidas. d. Em virtude de ser um procedimento investigatório que visa a reunir provas de existência (materialidade) e autoria de uma infração penal, a sua instauração é indispensável. e. Para qualquer modalidade criminosa, o inquérito policial deverá terminar no prazo de dez dias quando o indiciado tiver sido preso em flagrante ou estiver preso preventivamente e no prazo de 30 dias quando estiver solto.

💡 3 Respostas

User badge image

Evelyn Tonon

Alternativa a.

O trecho citado ressalta que o inquérito policial não possui um valor probatório absoluto, uma vez que os elementos de informação nele contidos não são obtidos através do contraditório e da ampla defesa, e também não são colhidos na presença do magistrado. Isso significa que as informações reunidas no inquérito não têm o mesmo peso que as provas produzidas no decorrer do processo penal, em que são observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta sobre o inquérito policial é a letra A: O inquérito policial tem valor probatório relativo, pois os elementos de informação não são colhidos sob a égide do contraditório e da ampla defesa, tampouco na presença do magistrado.

0
Dislike0
User badge image

andre melo

 

Letra A: O inquérito policial tem valor probatório relativo, pois os elementos de informação não são colhidos sob a égide do contraditório e da ampla defesa, tampouco na presença do magistrado.

Conforme dispõe o art. 5º, inciso LV, da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 2020), os princípios do contraditório e da ampla defesa são previstos apenas para os processos judiciais. Como o inquérito policial é um procedimento administrativo, ele não está sujeito a esses princípios constitucionais.

O inquérito policial não é indispensável para o oferecimento de denúncia ou queixa-crime, pois é possível que o próprio Ministério Público ou a vítima adentrem com a ação penal específica caso tenham elementos suficientes para tanto, conforme determina os arts. 12, 27, 39, §5º, e 46, §1º, do CPP (BRASIL, 1941).

O art. 17 do CPP (BRASIL, 1941) veda o arquivamento do inquérito policial por solicitação direta da autoridade policial, uma vez que tal requerimento deve ser feito pela autoridade judiciária competente. Contudo, no tocante aos prazos do inquérito policial, as regras podem sofrer mudanças dependendo do crime cometido. Por exemplo, para os crimes relacionados pela Lei de Drogas (Lei nº 11.343; BRASIL, 2006), o art. 51 dispõe que o prazo para a conclusão do inquérito policial será de 30 dias para réu preso e 90 dias se ele estiver solto.

A lavratura do termo circunstanciado ocorrerá em casos de crimes de menor potencial ofensivo, que estão dispostos na Lei do juizado especial criminal (Lei nº 9.099; BRASIL, 1995), em seus arts. 61 e 69. Conforme o parágrafo 5º do art. 5º do CPP (BRASIL, 1941), é possível que seja instaurado inquérito policial para a apuração de crimes de ação penal privada.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais