(FGV/2015) Com relação aos coeficientes de empuxo de terra relacionados a um muro de arrimo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para a (s) afirmativa (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
( ) Para o seu cálculo, considera-se o solo granular, homogêneo, isotrópico, não saturado e de superfície horizontal. ( ) O coeficiente de empuxo ativo é calculado quando o solo se expande contra o muro, o que provoca o movimento do muro no sentido da expansão do solo. ( ) O coeficiente de empuxo passivo é calculado quando o muro desloca-se contra o solo, provocando a compressão do solo. A sequência correta é:
V – F – V. F – V – F. V – V – V. F – F – V. V – F – F.
Quando um maciço terroso está amparado por uma contenção, a respectiva superfície faz um ângulo com a horizontal maior do que atingiria sem a contribuição de qualquer ação exterior comunicada por um suporte, que, neste caso, chama-se muro de arrimo. A respeito do muro de arrimo, assinale a sentença correta.
Pode ser utilizado qualquer tipo de material na construção do muro de arrimo, sem necessidade de analisar o tipo de situação. Os muros de arrimo têm a função de proporcionar o isolamento de um terreno no auxílio da segurança de uma encosta (ruas, estradas, pontes, condomínios e residências). Os muros de arrimo são estruturas para garantir que o solo assuma sua inclinação natural. Os muros de arrimo não desempenham papel significativo na prevenção de erosão. Os muros de arrimo são exclusivamente de um mesmo tipo, chamado gravidade.
Quando uma estrutura se desloca de encontro a um terreno, são produzidas tensões de cisalhamento no solo, as quais fazem aumentar o empuxo sobre esta estrutura. A relação das tensões atuantes nesse sistema é chamada de: