Buscar

A poesia do poeta catarinense Cruz e Souza faz parte do cânone simbolista nacional. Esse movimento estético buscou reagir à objetividade em arte qu...

A poesia do poeta catarinense Cruz e Souza faz parte do cânone simbolista nacional. Esse movimento estético buscou reagir à objetividade em arte que fundamentava tanto o parnasianismo como o realismo-naturalismo. Considerando os versos acima e os conteúdos do livro-base Literatura Brasileira sobre o simbolismo, é correto afirmar que:


A os simbolistas buscaram tanto prosa quanto na poesia representar a realidade da forma mais exata possível.
B os simbolistas procuraram por meio do uso de metáforas e outras figuras de linguagem representar o que se passava em seu mundo interior.
C entre as principais características dos poetas simbolistas estava o engajamento político, que se manifestava em seus versos.
D os simbolistas empregavam uma linguagem literal, concisa, de modo a representar fielmente os traços do meio rural.
E a paráfrase era um dos recursos retóricos mais empregados pelos simbolistas, pois prezavam a explicação detalhada dos objetos do mundo.

Essa pergunta também está no material:

apol 1 e 2 literatura brasileira
29 pág.

Literatura Brasileira I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) os simbolistas procuraram por meio do uso de metáforas e outras figuras de linguagem representar o que se passava em seu mundo interior. O simbolismo valorizava a subjetividade, explorando a linguagem poética para expressar emoções, sensações e estados de espírito, utilizando-se de recursos como metáforas, símbolos e musicalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais