Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Considerando 25 kN/m3, o peso específico do concreto armado, uma piscina retangular, com 8,00 m de comprimento por 4,50 m de largura e 1,00 m de profundidade, com paredes e laje de concreto de 20 cm de espessura, localizada no pavimento de cobertura de um edifício, significa, para as fundações, uma carga total da ordem de:


690 kN.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A carga total da ordem de 690 kN mencionada na descrição está correta. Isso ocorre porque o peso específico do concreto armado é de 25 kN/m³ e a piscina possui dimensões de 8,00 m de comprimento, 4,50 m de largura e 1,00 m de profundidade. Considerando as paredes e laje de concreto de 20 cm de espessura, a carga total pode ser calculada multiplicando o volume da piscina pela densidade do concreto armado: Volume da piscina = comprimento x largura x profundidade Volume da piscina = 8,00 m x 4,50 m x 1,00 m = 36,00 m³ Carga total = Volume da piscina x peso específico do concreto armado Carga total = 36,00 m³ x 25 kN/m³ = 900 kN Portanto, a carga total da ordem de 690 kN mencionada na descrição está incorreta. A carga total correta é de 900 kN.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

primento por 1,00 m de largura, em duas águas, com inclinação de 30%.
Considerando que não terá beirais e que as sobreposições mínimas são de 10 cm nas laterais e de 14 cm no caimento, pode-se afirmar que serão necessárias:


224 telhas.

A variedade de processos de construção, nos grandes centros urbanos, tornou-se uma característica importante nas edificações atuais. Grandes conjuntos habitacionais são construídos com processos e cronogramas industriais, do tipo Just in Time, em que o suprimento dos materiais é realizado exatamente no momento em que serão utilizados. Paralelamente, inúmeras pequenas obras são executadas artesanalmente, às vezes, apenas em finais de semana, com processos do tipo mutirão. Um sistema construtivo muito versátil, que pode ser aplicado em ambos os casos, é:


Alvenaria estrutural armada, com blocos de concreto grauteado, e lajes tipo treliça, moldadas in loco.

Estudos preliminares para a incorporação de um complexo comercial indicam, para a sua praça de alimentação, uma ocupação média de 80% dos assentos disponíveis, com rotatividade média da ordem de 10 ocupações diárias. Está prevista a instalação de 100 de 4 lugares e 50 mesas de 2 lugares. Devido ao seu consumo diferenciado em relação ao restante da edificação, pretende-se instalar um reservatório de água exclusivo para esta praça. Considerando que não costuma faltar água na região e que o consumo diário médio para esta atividade é de 25 litros de água por refeição, este reservatório deve ter um volume mínimo de:


100 m3.

Os vãos de iluminação e de ventilação voltados para o Norte sempre foram importantes em projetos arquitetônicos. Com a crescente necessidade de reduzir o consumo de energia, esta importância se torna ainda maior, pois, no hemisfério Sul, a incidência direta dos raios solares na Face Norte é:


Máxima no inverno e quase que nula no verão.

Um método econômico e simples para proteger pequenas e médias encostas é um “enrocamento de pedra jogada”, que consiste em depositar manualmente uma camada de pedra britada de grandes dimensões (rachão) sobre o sopé da encosta ou talude. Se o custo do rachão colocado é de aproximadamente R$ 100,00/m3, uma camada de 100 m de extensão, com 80 cm de altura e 25 cm de espessura, custará:


R$ 2.000,00.

Uma academia de ginástica decidiu instalar um sistema de coleta de águas pluviais e de aquecimento solar para abastecer os chuveiros dos seus vestiários. Considerando que a perda de carga na tubulação que liga o reservatório de água quente ao chuveiro mais distante seria cerca de 2,5 mca, para obter-se uma carga mínima de 2,0 mca nas saídas dos chuveiros, este reservatório deve ser instalado:


Pelo menos 6.

Mais conteúdos dessa disciplina