Buscar

Organizações Internacionais são entidades formadas por Estados e que são detentoras de personalidade jurídica de Direito Internacional. Sobre essa...

Organizações Internacionais são entidades formadas por Estados e que são detentoras de personalidade jurídica de Direito Internacional. Sobre essa personalidade, avalie as alternativas:


I - É configurada para atender circunstâncias históricas particulares, seguindo objetivos de atores específicos e sempre levando em consideração elementos de legitimidade.
II - É automático, já que no momento de criação de uma Organização Internacional, é obrigatório que os Estados apresentem também dispositivos jurídicos para garantir seu reconhecimento externo.
III - É uma organização para controlar os Estados tendo condição superior a todos esses e criado para esse fim. Logo a ONU, por exemplo, é a instância máxima de uma questão jurídica.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO 1 Organizaçoes Politicas Internacionais
6 pág.

Comércio Exterior Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Dentre as alternativas apresentadas, a única que está correta é a alternativa II. A personalidade jurídica de uma Organização Internacional não é automática, ou seja, não é garantida apenas pelo fato de sua criação. Os Estados membros devem apresentar dispositivos jurídicos para garantir o reconhecimento externo da organização. As alternativas I e III estão incorretas, pois a personalidade jurídica das Organizações Internacionais não é configurada para atender circunstâncias históricas particulares nem é uma organização criada para controlar os Estados com condição superior a eles.

0
Dislike1
User badge image

Julianna Navarro

Gabarito: Somente I está correta.

Justificativa: Para muitas instituições internacionais, a personalidade jurídica internacional é uma questão de fato, tendo sido expressamente prevista no instrumento constitutivo subjacente a essa entidade. Como resultado, poucos comentaristas sobre o direito institucional internacional, despendem tempo ou energia para compreender ou explicar as sutilezas desse princípio, nos últimos anos. Sua lógica jurídica não representa um poder supremo, mas uma instância de mediação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais