Buscar

Entre os tipos mais comuns de magnetismo, têm-se os seguintes, de acordo com Callister e Rethwisch (2014). Detalhe? Magnetismo Ferromagnético: Os ...

Entre os tipos mais comuns de magnetismo, têm-se os seguintes, de acordo com Callister e Rethwisch (2014). Detalhe?

Magnetismo Ferromagnético: Os materiais ferromagnéticos são aqueles que apresentam uma forte atração por campos magnéticos. Eles possuem domínios magnéticos ordenados, nos quais os momentos magnéticos individuais (gerados pelos spins dos elétrons) estão alinhados em uma mesma direção. O ferromagnetismo é o tipo de magnetismo mais forte e conhecido, e é observado em materiais como ferro, níquel, cobalto e suas ligas. Esses materiais podem manter uma magnetização mesmo após a remoção do campo magnético.
Magnetismo Ferrimagnético: Os materiais ferrimagnéticos também têm domínios magnéticos ordenados, mas os momentos magnéticos de diferentes átomos ou íons não se cancelam completamente, resultando em uma magnetização líquida não nula. Os ferrimagnetos são encontrados em óxidos complexos e minerais, como a magnetita (Fe3O4), onde diferentes proporções de íons de ferro resultam em momentos magnéticos líquidos.
Magnetismo Antiferromagnético: Nos materiais antiferromagnéticos, os momentos magnéticos dos átomos ou íons adjacentes são antiparalelos, o que leva ao cancelamento mútuo das magnetizações. Portanto, esses materiais não exibem magnetização líquida e não são atraídos por campos magnéticos externos.

Essa pergunta também está no material:

Atividade de Pesquisa 01 - Materiais de Construção Mecânica
5 pág.

Manutenção Mecânica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Callister e Rethwisch (2014), os tipos mais comuns de magnetismo são: 1. Magnetismo Ferromagnético: Os materiais ferromagnéticos apresentam uma forte atração por campos magnéticos. Eles possuem domínios magnéticos ordenados, nos quais os momentos magnéticos individuais estão alinhados em uma mesma direção. Exemplos de materiais ferromagnéticos são o ferro, níquel, cobalto e suas ligas. Esses materiais podem manter uma magnetização mesmo após a remoção do campo magnético. 2. Magnetismo Ferrimagnético: Os materiais ferrimagnéticos também possuem domínios magnéticos ordenados, mas os momentos magnéticos de diferentes átomos ou íons não se cancelam completamente, resultando em uma magnetização líquida não nula. Exemplos de ferrimagnetos são óxidos complexos e minerais, como a magnetita (Fe3O4), onde diferentes proporções de íons de ferro resultam em momentos magnéticos líquidos. 3. Magnetismo Antiferromagnético: Nos materiais antiferromagnéticos, os momentos magnéticos dos átomos ou íons adjacentes são antiparalelos, o que leva ao cancelamento mútuo das magnetizações. Portanto, esses materiais não exibem magnetização líquida e não são atraídos por campos magnéticos externos. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais