Buscar

Analisando-se a conversão de energia que ocorre nas máquinas elétricas rotativas, mais precisamente os itens como fluxo magnético, energia, torque ...

Analisando-se a conversão de energia que ocorre nas máquinas elétricas rotativas, mais precisamente os itens como fluxo magnético, energia, torque e fluxo magnético no entreferro, chegamos à algumas conclusões que se aplicam à todas as máquinas elétricas rotativas. Analise as afirmativas:
I.A energia mecânica que é necessária para a rotação das máquinas elétricas rotativas é retirada da energia armazenada no campo magnético, que por sua vez é retirada da fonte elétrica que alimenta a máquina.
II. A conversão de energia, numa máquina elétrica rotativa, da forma elétrica para mecânica ou vice-versa, se dá usando o campo magnético como agente intermediário.
III. Ao analisar-se a figura 1 na qual estão representados o estator e o rotor de uma máquina elétrica rotativa de dois polos com entreferro uniforme, percebe-se que as FMMs estão indicadas por (força magneto motriz no rotor) e (força magneto motriz no estator). O ângulo entre essas duas grandezas é designado como . Sendo a FMM resultante, que produz o fluxo magnético no entreferro escrita por e representada pela equação: , pode-se afirmar que quanto maior o ângulo formado pelos vetores das FMMs do estator e do rotor, maior será o fluxo magnético no entreferro.
Figura 1: Estator e rotor de uma máquina elétrica rotativa de dois polos.


a) a
b) b
c) c
d) d
e) e

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Av1 - Máquinas Elétricas I
4 pág.

Máquinas Elétricas I Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I. A energia mecânica necessária para a rotação das máquinas elétricas rotativas é retirada da energia armazenada no campo magnético, que por sua vez é retirada da fonte elétrica que alimenta a máquina. Essa afirmativa está incorreta. A energia mecânica necessária para a rotação das máquinas elétricas rotativas é fornecida pela fonte elétrica que alimenta a máquina, não sendo retirada da energia armazenada no campo magnético. II. A conversão de energia, numa máquina elétrica rotativa, da forma elétrica para mecânica ou vice-versa, se dá usando o campo magnético como agente intermediário. Essa afirmativa está correta. Nas máquinas elétricas rotativas, a conversão de energia entre elétrica e mecânica ocorre através da interação entre o campo magnético e as correntes elétricas presentes nos enrolamentos do estator e do rotor. III. Quanto maior o ângulo formado pelos vetores das FMMs do estator e do rotor, maior será o fluxo magnético no entreferro. Essa afirmativa está incorreta. O fluxo magnético no entreferro é determinado pela intensidade das forças magneto motrizes (FMMs) do estator e do rotor, não pelo ângulo entre elas. Portanto, a alternativa correta é a letra D) d).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais