Logo Passei Direto
Buscar
Com a crise do modelo liberal, o Estado passa a ser a solução para o enfrentamento da crise, através das políticas keynesianas. Quando isso aconteceu?


a) Década de 1980.
b) Década de 1950.
c) Década de 1990.
d) Década de 1930.
User badge image
ServicoSocializando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A crise do modelo liberal e a adoção das políticas keynesianas ocorreram principalmente em resposta à Grande Depressão, que começou em 1929. As ideias de John Maynard Keynes ganharam destaque na década de 1930, propondo que o Estado deveria intervir na economia para estimular a demanda e combater a recessão. Analisando as alternativas: a) Década de 1980 - Não é o período em que as políticas keynesianas foram inicialmente adotadas. b) Década de 1950 - Embora tenha havido aplicação de ideias keynesianas, não foi o momento de sua origem. c) Década de 1990 - Este período é mais associado a políticas neoliberais, não keynesianas. d) Década de 1930 - Este é o período correto em que as políticas keynesianas foram implementadas como resposta à crise. Portanto, a alternativa correta é: d) Década de 1930.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Quando isso aconteceu foi na década de 1930. Durante a Grande Depressão, que ocorreu entre 1929 e 1939, o modelo liberal entrou em crise e o Estado passou a adotar políticas keynesianas para enfrentar a crise econômica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Ana Vitória

há 2 anos

1930


Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Resolução do CNAS nº 109/2009, que aprova a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, que preconiza em seu texto quais são os serviços que devem ser executados na Rede de Proteção Especial de Assistência Social, está subdividida em duas modalidades. Sobre isso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Com a aprovação da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais em 2009, o PAIF foi denominado Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

( ) O PAIF é o principal serviço de Proteção Social Básica.

( ) O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) materializa a presença e responsabilidade do poder público, através de uma expectativa na conquista dos direitos sociais.

( ) O PAIF desenvolve atividades no território de abrangência de CRAS com famílias de vínculos rompidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


a) F - F - V - V.
b) V - V - V- F.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - V.

No transcorrer da história do Estado brasileiro, consegue-se analisar que ele foi se moldando na década de 1930, e cada vez mais aperfeiçoando durante o período pós-1964 e no decorrer da ditadura militar, como patrimonialistas, pois os diferentes governos que se sucederam nesses anos eram eleitos e representados pelas elites dominantes e seus dirigentes. Essas características estavam centradas em ações tradicionalistas, paternalistas e clientelistas, que vigoraram até o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, que mesmo com promessa de desmontar o modelo, teve seu mandato com todas as evidências dos anteriores, principalmente no que se refere à privatização das empresas estatais. Com base nisso, analise as sentenças a seguir:

I- Esse período da história brasileira não veio de encontro com a equidade social e efetivação da cidadania, como se almejava, e sim, ocorreu um redirecionamento do Estado em relação ao seu papel econômico, através de seu desempenho protagonista no modelo de inserção de sistema capitalista monopolista mundial, gerando um regime antidemocrático dos direitos sociais e políticos da classe trabalhadora.
II- O autoritarismo foi um dos procedimentos mais utilizados para a negociação das políticas públicas sociais, tendo sempre relevância os interesses das classes proletárias.
III- A neutralidade no reconhecimento dos reais interlocutores dos diversos setores internos da burguesia vem de encontro aos verdadeiros interesses sociais. Sendo assim, conservaram-se as chamadas classes “clientelas” ou “pelegas” no movimento sindical, pois não possuíam nenhuma representatividade ou comprometimento na defesa dos trabalhadores.
IV- O autoritarismo foi um dos procedimentos mais utilizados para a negociação das políticas públicas sociais, tendo sempre relevância os interesses das classes dominantes. Nesse sentido, os canais de participação popular, como partidos políticos, sindicatos e organizações sociais, sofreram retaliações em relação à formação política das massas trabalhadoras.
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.

Em que década isso aconteceu?


A) Década de 1950.
B) Década de 1930.
C) Década de 1940.
D) Década de 1960.

A partir da CF de 1988, o Estado brasileiro reorienta suas ações, por meio de um conjunto de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da pobreza e da violação de direitos. Para proteger o cidadão, essas ações percorrem dois caminhos: a proteção social contributiva e a proteção social não contributiva. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) A proteção social não contributiva refere-se à política de previdência social.
( ) A proteção social contributiva é pré-paga e destina-se aos filiados, e não a toda a população.
( ) Dentre os direitos sociais não contributivos, estão a aposentadoria, a pensão por morte e invalidez e o seguro-desemprego.
( ) A proteção social não contributiva refere-se ao acesso a serviços e a benefícios, independentemente de pagamento.

Mais conteúdos dessa disciplina