Logo Passei Direto
Buscar
Uma amostra de água foi coletada de um reservatório e diluída numa proporção de 1:100 e uma alíquota de 0,1 ml foi plaqueada. Após incubação, encontrou-se 27 ufc. Qual o número de bactérias presentes em 1ml de água do reservatório?


User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar o número de bactérias presentes em 1 ml de água do reservatório, precisamos considerar a diluição realizada. Sabemos que a alíquota plaqueada foi de 0,1 ml e o número de unidades formadoras de colônias (ufc) encontradas foi de 27. A diluição realizada foi de 1:100, o que significa que a alíquota plaqueada representa 1/100 do volume original da amostra. Portanto, podemos calcular o número de bactérias presentes em 1 ml da amostra original da seguinte forma: 27 ufc / 0,1 ml = X ufc / 1 ml X = (27 ufc / 0,1 ml) * 1 ml X = 270 ufc Portanto, há aproximadamente 270 bactérias presentes em 1 ml de água do reservatório.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um grupo de alunos de odontologia precisa conhecer quantas bactérias há em 1 ml de saliva de um paciente. Para isso, a saliva foi coletada de forma asséptica, homogeneizada e 1 ml de saliva foi diluído serialmente até a diluição 10-5 e alíquotas de 0,2 ml foi plaqueada. Após a incubação pode-se contar 98 unidades formadoras de colônias. Quantas bactérias o paciente possui em cada ml de saliva?


Um pesquisador precisa saber o número de bactérias presente na saliva de um indivíduo. Para isso, a saliva foi coletada e homogeneizada de forma asséptica. Em seguida, 0,5 ml de saliva foi acrescentada a um tubo contendo 4,5 ml de soro fisiológico estéril. Após isto, procedeu-se diluição seriada transferindo-se 0,5 ml de solução para o tubo seguinte (cada um deles contendo 4,5 ml de soro estéril), até obter uma solução no tubo de número 5. Uma alíquota de 0,2ml desse último tubo foi plaqueada. Após a incubação pode-se contar 98 unidades formadoras de colônias. Quantas bactérias o indivíduo apresentava na sua saliva?


Para avaliar a eficiência de um anti-séptico o seguinte estudo foi desenvolvido. Uma amostra de saliva de um paciente foi coletada, diluída serialmente até a diluição 10-5. Em seguida, alíquotas de 0,1 ml de solução de cada tubo foram plaqueadas (Tempo Zero). O paciente foi convidado a realizar um bochecho vigoroso com o anti-séptico e, após 10 minutos, nova coleta foi realizada e processada nas mesmas condições (Tempo 1). Após a incubação pode-se contar 97 ufc na placa número 5 do Tempo zero e 382 ufc na placa número 4 do tempo 1. Pergunta-se:
4.1 Qual o número de UFC/ml de saliva antes de realizar o bochecho (Tempo Zero)?
4.2 Qual o número de UFC/ml de saliva após o bochecho (Tempo 1)?
4.3 Qual a eficácia, em porcentagem, do anti-séptico?


Se uma amostra de saliva diluída a 10-6 apresenta 27 bactérias/ml, quantas bactérias seriam esperadas em cada mililitro de saliva pura?

9.2 Quantos micro-organismos existem em um mililitro de água do rio?

9.3 A água deste rio é segura para o consumo humano?

9.4 Este rio se presta à prática de natação e mergulho?

Mais conteúdos dessa disciplina