Buscar

Conservação da Quantidade de Movimento de um Sistema: Existem situações em que o início do movimento de um objeto depende da interação com outro j...

Conservação da Quantidade de Movimento de um Sistema: Existem situações em que o início do movimento de um objeto depende da interação com outro já em movimento: Temos então a idéia de que em um choque entre dois objetos ocorre uma troca ou transferência de algo associado ao movimento. Há situações em que o início de um movimento está acoplado ao início de um movimento contrário. Nas situações em que o início do movimento de um objeto depende da interação com outro (colisões), admitimos que há uma troca de algo entre eles. Nos casos em que um movimento surge acoplado a outro, quando ambos objetos estavam parados, temos a idéia de que algo aparece nos dois objetos, que passam a se mover em sentidos opostos, como se o aparecimento deste “algo” em um dos objetos buscasse compensar o aparecimento de “algo” no outro objeto. Nas duas situações acima vemos que tanto nas colisões como nos acoplamentos, existe “algo” que se conserva nos movimentos. Este algo é a quantidade de movimento do sistema. Conclusões: A Quantidade de Movimento Total de um sistema não muda durante as interações. A quantidade de movimento de cada objeto do sistema muda durante as interações. Neste caso, a variação da quantidade de movimento é igual ao impulso sofrido por cada parte do sistema. EXERCÍCIOS: 1) Determine, em kg . m/s, o valor da quantidade de movimento dos seguintes corpos: a) Uma bola de futebol, de massa 0,4 kg, chutada a uma velocidade de 30 m/s. b) Um automóvel de massa de uma tonelada, deslocando-se à velocidade de 72 km/h. c) Uma bala de fuzil, de massa de 10 g, a 800 m/s. 2) A que velocidade uma pessoa de 80 kg deveria se deslocar para possuir a mesma quantidade de movimento da bala de fuzil ( letra c ) do exercício anterior? 3) A figura abaixo mostra um foguete de São João no momento da detonação. O fabricante fornece os seguintes valores:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A conservação da quantidade de movimento de um sistema é uma importante lei da física. Ela afirma que, em uma interação entre objetos, a quantidade total de movimento do sistema permanece constante, desde que não haja influência de forças externas. Com base nesse princípio, podemos responder aos exercícios propostos: 1) Para determinar a quantidade de movimento de um corpo, utilizamos a fórmula: Quantidade de movimento (p) = massa (m) x velocidade (v) a) A bola de futebol tem massa de 0,4 kg e velocidade de 30 m/s. p = 0,4 kg x 30 m/s p = 12 kg.m/s b) O automóvel tem massa de uma tonelada (1000 kg) e velocidade de 72 km/h, que deve ser convertida para m/s. p = 1000 kg x (72 km/h ÷ 3,6) p = 1000 kg x 20 m/s p = 20000 kg.m/s c) A bala de fuzil tem massa de 10 g, que deve ser convertida para kg, e velocidade de 800 m/s. p = 0,01 kg x 800 m/s p = 8 kg.m/s 2) Para encontrar a velocidade que uma pessoa de 80 kg deve ter para possuir a mesma quantidade de movimento da bala de fuzil, utilizamos a mesma fórmula: Quantidade de movimento (p) = massa (m) x velocidade (v) A quantidade de movimento da bala de fuzil é de 8 kg.m/s. Substituindo na fórmula: 8 kg.m/s = 80 kg x v v = 8 kg.m/s ÷ 80 kg v = 0,1 m/s Portanto, a pessoa de 80 kg deveria se deslocar a uma velocidade de 0,1 m/s para possuir a mesma quantidade de movimento da bala de fuzil. 3) Infelizmente, a descrição da figura do foguete de São João não foi fornecida. Por favor, forneça mais informações para que eu possa ajudá-lo com essa questão. Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.

0
Dislike0
User badge image

Gustavo Oliveira

Exercício 1: a) A quantidade de movimento (momentum) de um objeto é calculada multiplicando sua massa pela sua velocidade. A fórmula é: quantidade de movimento (p) = massa (m) × velocidade (v).

Para a bola de futebol: Massa (m) = 0,4 kg Velocidade (v) = 30 m/s

Quantidade de movimento (p) = m × v p = 0,4 kg × 30 m/s p = 12 kg m/s

b) O automóvel tem uma massa de 1000 kg (uma tonelada) e uma velocidade de 72 km/h. Primeiro, você deve converter a velocidade para metros por segundo, já que a unidade de massa está em kg:

Velocidade (v) = 72 km/h = 72 × 1000 m / 3600 s ≈ 20 m/s

Quantidade de movimento (p) = m × v p = 1000 kg × 20 m/s p = 20000 kg m/s

c) A bala de fuzil tem uma massa de 10 g. Primeiro, você deve converter a massa para kg:

Massa (m) = 10 g = 0,01 kg Velocidade (v) = 800 m/s

Quantidade de movimento (p) = m × v p = 0,01 kg × 800 m/s p = 8 kg m/s

Exercício 2: Para igualar a quantidade de movimento da pessoa à da bala de fuzil:

Quantidade de movimento da pessoa = Quantidade de movimento da bala Massa da pessoa (m) = 80 kg Velocidade da pessoa (v) = ?

pessoa: m × v = bala: 0,01 kg × 800 m/s 80 kg × v = 8 kg m/s v = 8 kg m/s / 80 kg v = 0,1 m/s

Portanto, a pessoa precisaria se mover a 0,1 m/s para possuir a mesma quantidade de movimento que a bala de fuzil.


puder curtir, espero ter ajudado =)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais