Buscar

A constante busca pelo aumento da produtividade nas operações unitárias e pela redução de custos de produção propicia e estimula o desenvolvimento ...

A constante busca pelo aumento da produtividade nas operações unitárias e pela redução de custos de produção propicia e estimula o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de ferramentas e métodos que auxiliem a tomada de decisão nas rotinas de trabalho dos diversos setores do processo produtivo da indústria mineral. Esses setores abrangem desde o planejamento das atividades, passam pela otimização das operações unitárias inerentes ao ciclo produtivo mineral e vão até o monitoramento do meio ambiente no que concerne à reabilitação da área degradada pela atividade de mineração.

​​​​​​​

​​​​​​​Nesse contexto, considerando a frequência de desmontes na empresa, qual solução você apresentaria? Justifique sua resposta e apresente como você desenvolveria essa solução


💡 1 Resposta

User badge image

Debora Mota

Resposta:

Usaria a modelagem de dados obtidos VANTs (veículo aéreo não tripulado).

Segundo Vasconcelos et al. (2018), um projeto de mapeamento de determinada área por meio de levantamento aéreo com o uso de VANTs se desenvolve em etapas, ao final das quais, mediante o processo de modelagem dos dados coletados, é possível obter produtos que representam a área mapeada. Essas fases, que serão detalhadas a seguir, correspondem ao planejamento de missão, à captura e ao tratamento de imagens, à modelagem de dados para geração de produtos, às validações dos produtos e à análise dos modelos.

Esses produtos vêm sendo cada mais utilizados na mineração, pois permitem a obtenção de informações geográficas georreferenciadas, as quais possibilitam ao engenheiro obter dados atualizados dos parâmetros do ciclo de produção, tais como o volume de uma pilha de minério, o volume de estéril do capeamento, o volume das bancadas remanescentes na mina, as condições dos acessos, a distribuição granulométrica do material desmontado etc.

O desenvolvimento da aerofotogrametria para mapeamento topográfico utilizando VANTs resulta em diversos produtos, os quais são provenientes do processamento das cenas individuais tomadas pelo sensor fotográfico embarcado nas aeronaves. Entre os produtos gerados a partir das imagens coletadas no levantamento aerofotográfico, podem-se citar os seguintes: nuvens de pontos por estereoscopia, modelo digital de superfície (MDS), modelo digital de terreno (MDT), modelo digital de elevação (MDE) e ortomosaico.

É fundamental que o ortomosaico seja construído de modo a representar da melhor forma possível a topografia local, para que, no processo seguinte pertencente ao processo de modelagem — que é a análise do modelo para a obtenção de dados quantitativos, como coordenadas, áreas, volumes etc., a partir dos quais são elaborados os mapas e cartas topográficas —, sejam alcançados resultados o mais próximo possível da realidade, excluindo ruídos indesejáveis na área de interesse.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais