Logo Passei Direto
Buscar
1A matéria orgânica na água é normalmente associada à necessidade de oxigênio para sua degradação (via oxidação). Qualitativamente, podemos medir a quantidade de matéria orgânica na água como demanda química de oxigênio (DQO) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A DQO pode ser igual ou inferior à DBO, uma vez que depende de organismos vivos específicos. ( ) A DBO é medida em laboratório sob condições controladas, na ausência de bactérias que degradam a matéria orgânica. ( ) A DQO é avaliada pela oxidação química da matéria orgânica ou substâncias reduzidas sob condições rigorosas. ( ) A DBO sempre mede a oxidação de compostos de carbono por enzimas selecionadas e isoladas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


a) F - F - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - V.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Saneamento2
5 pág.

UNIASSELVI IERGS

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta é: c) V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Saneamento2
5 pág.

UNIASSELVI IERGS

Mais perguntas desse material

2Para projetar um sistema de abastecimento de água potável, é fundamental realizar uma correta determinação das vazões de projeto. Sobre os aspectos a serem considerados na determinação das vazões de projeto, analise as sentenças a seguir: I - As variações de consumo de uma cidade ou comunidade são consideradas, nos cálculos do projeto, na forma de coeficientes de dia de maior consumo (k1) e hora de maior consumo (k2). II- A vazão de consumo específica considera apenas o consumo de água residencial, sendo o dado de partida para o dimensionamento da vazão de abastecimento do trecho que vai desde a captação de água até a estação de tratamento (ETA). III - A vazão do trecho que comunica a ETA até os reservatórios de distribuição de água depende do coeficiente do dia de maior consumo (k1). IV- A vazão do trecho que vai dos reservatórios de distribuição até as redes de distribuição depende do coeficiente da hora de maior consumo (k2). Assinale a alternativa CORRETA:


a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) De todas as etapas do ciclo de produção de água tratada, a distribuição é a etapa em que menos ocorrem perdas, pois toda a água tratada está confinada nos dutos da rede de distribuição.
( ) Conforme o enunciado, podemos concluir que, se não houvesse nenhuma perda de água no processo de faturamento, os custos de produção de água tratada poderiam ser 10% menores.
( ) A corrosão interna de tubulações metálicas reduz a capacidade de escoamento da rede, podendo ocasionar zonas de pressão negativa e, consequentemente, perdas e contaminações.
( ) Conforme o enunciado, o impacto econômico devido a vazamentos, roubos e ligações clandestinas de água potável alcançou R$ 1,3 bilhão em 2010.
A) V - V - F - V.
B) F - V - F - V.
C) F - F - V - F.
D) V - F - V - V.

Sobre o planejamento de redes de distribuição, analise as sentenças a seguir:

I- Uma tubulação subdimensionada provoca maiores perdas de carga, isso pode acarretar em contaminações da rede em casos de rupturas.
II- Para evitar a contaminação da rede de distribuição com, por exemplo, esgoto, a rede deve operar em pressão negativa em toda sua extensão.
III- A rede de distribuição ficará mais protegida da contaminação pela rede de esgoto sanitário se a rede de distribuição estiver instalada num nível inferior ao da rede de esgoto.
IV- Se o diâmetro da tubulação está subdimensionado, ou seja, o diâmetro é menor que o ideal, precisaremos de bombas mais potentes para manter a pressão negativa na rede.
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.

Sobre o pH, assinale a alternativa CORRETA:


A) O pH da água é alterado pela presença de espécies químicas ácidas, aumentando a acidez da água.
B) O pH da água é alterado pela presença de espécies químicas básicas, aumentando a alcalinidade da água.
C) O pH da água é alterado pela presença de espécies químicas ácidas, diminuindo a acidez da água.
D) O pH da água é alterado pela presença de espécies químicas básicas, diminuindo a alcalinidade da água.

Sobre o gás carbônico, o ciclo do carbono e a sua relação com o Saneamento Ambiental, analise as sentenças a seguir: I- O dióxido de carbono aumenta o pH dos oceanos, afetando negativamente a fauna e a flora aquática. II- Na forma sólida, o carbono pode ser encontrado na natureza, nos minerais (carbonatos) e também em materiais fósseis, como o petróleo. III- O aumento de CO2 nas águas pode provocar um aumento da capacidade de lixiviação de rochas, metais e compostos tóxicos. IV- Algumas atividades antrópicas, emissoras de CO2, também são responsáveis pela emissão de gases como NO2, SO2, CH4 etc. Assinale a alternativa CORRETA:

I- O dióxido de carbono aumenta o pH dos oceanos, afetando negativamente a fauna e a flora aquática.
II- Na forma sólida, o carbono pode ser encontrado na natureza, nos minerais (carbonatos) e também em materiais fósseis, como o petróleo.
III- O aumento de CO2 nas águas pode provocar um aumento da capacidade de lixiviação de rochas, metais e compostos tóxicos.
IV- Algumas atividades antrópicas, emissoras de CO2, também são responsáveis pela emissão de gases como NO2, SO2, CH4 etc.
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina