I - Fatores genéticos definem a forma e o tamanho dos dentes, o tamanho e a disposição dos ossos da face, da mandíbula e da maxila. A constituição gênica de um indivíduo é seu genótipo, enquanto as características manifestas são seu fenótipo.
II - As irregularidades de origem genética podem ser prevenidas com o avanço do estudo em genética.
III - Os fatores genéticos correspondem ao tipo facial, padrão esquelético sagital da face, discrepâncias entre dente e osso, anomalias dentárias, infraoclusão de molares decíduos e anomalias craniofaciais.
IV - A perda precoce de dentes decíduos ou a perda de dentes permanentes também pode ser considerado um fator genético, já que podemos observar que pais com perdas dentárias podem transmitir genes mais fortes para que seus filhos também percam os dentes em algum momento da vida.
a. Apenas I está correta. b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas. c. Apenas II e III estão corretas. d. Apenas I e III estão corretas. e. Apenas II, III e IV estão corretas.
Ainda sobre a ortodontia preventiva e interceptativa, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Uma situação dentro da ortodontia preventiva é a reabilitação da perda precoce de dentes decíduos. Esse tratamento é muito importante devido às possíveis consequências para oclusão quando nenhuma intervenção é feita.
( ) Os mantenedores de espaço preservam o espaço no arco dentário deixado pela perda precoce de um ou mais dentes decíduos. Eles são exclusivamente fixos e devem permanecer instalados até a erupção dos dentes sucessores.
( ) Uma situação dentro da ortodontia preventiva é a reabilitação da perda precoce de dentes decíduos. Esse tratamento é muito importante devido às possíveis consequências para oclusão quando nenhuma intervenção é feita. ( ) Os mantenedores de espaço preservam o espaço no arco dentário deixado pela perda precoce de um ou mais dentes decíduos. Eles são exclusivamente fixos e devem permanecer instalados até a erupção dos dentes sucessores.
Um dente é mantido em sua correta posição pela ação de forças nos sentidos mesial, distal, oclusal e cervical. Se uma dessas forças for alterada, ocorrem mudanças na relação dos dentes adjacentes e antagonistas, resultando em migração dentária e perda de espaço no arco dentário.
a. V - V - V - V - V. b. V - F - V - V - F. c. V - F - V - F - V. d. F - F - V - V - V. e. F - F - V - F - V.