Logo Passei Direto
Buscar
Nosso planeta se formou pela colisão de asteroides. Estas batidas geram calor, responsável pela segregação dos minerais que foram formados, gerando diferenciação magmática que é responsável pela distribuição em camadas do interior da Terra. Essas camadas podem ser divididas conforme seu comportamento físico ou por sua composição química.

A divisão das camadas internas da Terra em função de sua composição química é uma das mais conhecidas e consiste nas camadas principais crosta, manto e núcleo.
A crosta terrestre é rica em silicatos e pode ser dividida em:


A  Crosta Continental – composição granítica, rica em silício e alumínio
 Crosta Espacial – composição de asteróides
B  Crosta Mineral – composição de minerais
 Crosta Oceânica – composição de água
C  Crosta Continental – composição granítica, rica em silício e alumínio
 Crosta Oceânica – composição basáltica, rica em silício e magnésio.
D  Crosta Continental – composição granítica, rica em silício e alumínio
 Crosta Parcial – composição arenosa
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D: Crosta Continental - composição granítica, rica em silício e alumínio e Crosta Parcial - composição arenosa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após compreendidos os processos de formação dos três grupos de rochas no planeta – ígneas, sedimentares e metamórficas –, conseguimos perceber que os produtos da crosta terrestre são renovados e transformados. Essas modificações e interações que mostram o quanto o planeta é vivo e dinâmico são conhecidas como ciclo das rochas, conforme figura a seguir:



O ciclo das rochas não tem um início nem um fim, mas começa com a formação das rochas ígneas. Tais rochas são formadas por intermédio da dinâmica interna do planeta, sendo o magma sua origem. Quando este vai sendo resfriado, à medida que ascende pela litosfera, os minerais vão cristalizando e a rocha vai se solidificando. Por processos tectônicos, as rochas ígneas formadas em profundidade são levadas à superfície até aflorarem.

Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0


A Quando uma rocha está aflorada, ou seja, exposta à superfície atmosférica, ela está sujeita à dinâmica externa do planeta; então, é alterada pelo intemperismo, e os sedimentos criados são erodidos e transportados até porções mais baixas do relevo, como bacias e bordas continentais.
B Já vimos que a litosfera se movimenta e que placas colidem e se afastam, então, as rochas metamórficas e as rochas ígneas que estão na superfície do planeta são modificadas em diferentes ambientes tectônicos do planeta, gerando diferentes rochas sedimentares.
C As rochas ígneas também podem aflorar na superfície por meio de processos tectônicos e estão sujeitas às intempéries e produzindo sedimentos para novos depósitos metamórficos, que serão rochas sedimentares na continuidade do ciclo das rochas.
D O ciclo das rochas tem início e fim e começa com a formação das rochas sedimentares.

Assinale a única alternativa correta:


A A escala do tempo geológico divide o intervalo de tempo desde o nascimento de Cristo (calendário cristão) até os dias atuais.
B Atualmente, a divisão do tempo geológico é baseada apenas na observação dos fósseis.
C Nicolas Steno (1638-1686) foi o primeiro cientista que estabeleceu os princípios usados pelas datações relativas, pela observação dos estratos (camadas) das rochas.
D As observações de Steno se perderam com os anos e hoje são usadas apenas como registro histórico.

Mais conteúdos dessa disciplina