Buscar

O filósofo Heráclito de Éfeso (540-480 a.E.C.), desenvolveu a sua filosofia em oposição à filosofia do ser imóvel de Parmênides. Segundo a filosofi...

O filósofo Heráclito de Éfeso (540-480 a.E.C.), desenvolveu a sua filosofia em oposição à filosofia do ser imóvel de Parmênides. Segundo a filosofia de Heráclito, o fogo é o elemento constitutivo da realidade, no qual une todas as coisas. Assim, Heráclito postula que o princípio que fornece ordem ao mundo (cosmos) sempre foi, é, e sempre será o fogo, acendendo-se e segundo medidas apagando-se. Sobre a filosofia de Heráclito, analise as sentenças a seguir:
I- Heráclito estendeu as manifestações do fogo para incluir não apenas combustível, chama e fumaça, mas também o éter na alta atmosfera. Parte desse ar, ou fogo puro, “torna-se” o oceano, presumivelmente como chuva, e parte do oceano se transforma em terra.
II- Segundo a filosofia de Heráclito, as massas iguais de terra e mar em todos os lugares estão retornando simultaneamente aos aspectos respectivos do mar e do fogo. O equilíbrio dinâmico resultante mantém um equilíbrio ordenado no mundo.
III- Segundo Heráclito, a persistência de unidade das coisas apesar da mudança é ilustrada pela famosa analogia da vida de Heráclito a um rio, em que “nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos. Não é possível entrar duas vezes no mesmo rio”.
IV- Platão foi um fervoroso crítico de Heráclito, e não adotou a doutrina do pensador pré-socrático no qual postula que todas as coisas estão em constante fluxo, independentemente de como elas aparecem para os sentidos.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual
6 pág.

História do Pensamento Filosófico Teste Questionário 1 UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: As sentenças I, II e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais