Buscar

3) Johannes Kepler (1571-1630) foi um matemático, astrólogo e astrônomo alemão cuja principal contribuição à Astronomia foram as três leis do movim...

3) Johannes Kepler (1571-1630) foi um matemático, astrólogo e astrônomo alemão cuja principal contribuição à Astronomia foram as três leis do movimento planetário. Kepler estudou as observações do lendário astrônomo Tycho Brahe e descobriu, por volta de 1605, que estas observações seguiam três leis matemáticas relativamente simples. Suas três leis do movimento planetário desafiavam a Astronomia e Física de Aristóteles e Ptolomeu. As Leis de Kepler constituíram um grande avanço na Astronomia.
a) Determine o período de revolução que teria um planeta se ele distasse do Sol o dobro da distância que a Terra dista do Sol.
b) A que distância do Sol, em ua, deveria estar um planeta para que o período de revolução durasse dois anos?


Essa pergunta também está no material:

Provas teóricas (RESOLVIDAS) da OIAA
154 pág.

Astronomia e Astrofísica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para determinar o período de revolução de um planeta que está a uma distância do Sol duas vezes maior do que a distância média da Terra ao Sol, podemos usar a terceira lei de Kepler. Essa lei estabelece que o quadrado do período de revolução de um planeta é proporcional ao cubo do raio médio da sua órbita. Sabemos que o período de revolução da Terra é de aproximadamente 365 dias. Se dobrarmos a distância média da Terra ao Sol, o raio médio da órbita do planeta será duas vezes maior. Portanto, podemos calcular o período de revolução do planeta usando a seguinte proporção: (365 dias)^2 = (2r)^3 365^2 = 8r^3 r^3 = 365^2 / 8 r^3 = 133225 / 8 r^3 ≈ 16653,125 r ≈ ∛16653,125 r ≈ 25,99 UA Portanto, o período de revolução do planeta seria aproximadamente 25,99 UA. b) Para determinar a distância do planeta ao Sol, em UA, para que o período de revolução seja de dois anos, podemos usar novamente a terceira lei de Kepler. Nesse caso, temos o período de revolução (T) igual a 2 anos. Podemos calcular a distância (r) usando a seguinte proporção: (2 anos)^2 = r^3 2^2 = r^3 4 = r^3 r ≈ ∛4 r ≈ 1,59 UA Portanto, o planeta deveria estar a uma distância aproximada de 1,59 UA do Sol para que o período de revolução durasse dois anos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais