É crescente a importância dos sistemas de transporte em saúde, especialmente daqueles de caráter eletivo e regulado, frente à necessidade de viabilizar o acesso da população ao atendimento clínico. O SUS é estruturado em diversos contextos geográficos com marcantes diferenças socioeconômicas, havendo alguns municípios e pólos regionais com relativa concentração de serviços.
A F, V, V, F. B V, V, V, F. C V, V, V, V. D F, F, V, F.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: I. A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é um documento que estabelece as diretrizes e os princípios norteadores da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS). II. A PNAB foi instituída com o objetivo de fortalecer a atenção básica como porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com resolutividade e responsabilização pela integralidade do cuidado.
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, os tipos de equipes reconhecidas são: equipes de Saúde da Família (eSF), equipes da Atenção Básica (eAB), equipe de Saúde Bucal (eSB), Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS). Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Nasf-AB é uma modalidade composta por diversas categorias profissionais que irão atuar de forma interdisciplinar para a integralidade da assistência do usuário. ( ) Os profissionais que podem compor a equipe Nasf-AB são: assistente social, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico acupunturista, médico homeopata, médico psiquiatra, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, profissional de educação física, profissional de educação física ou terapeuta ocupacional. A V, V B V, F C F, V D F, F
( ) As equipes da Atenção Básica admite que possa haver até 3 profissionais por categoria, desde que a carga horária mínima seja de 10h semanais e somados atinjam 40h semanais.