Logo Passei Direto
Buscar
O circuito equivalente de qualquer máquina elétrica é apenas uma representação através da qual pode ser estudada a máquina. O fato de estar usando uma representação quer dizer que nem todos os elementos existem fisicamente, alguns deles são inseridos para descrevem a existência de campo magnético. Para o caso do gerador síncrono, devem ser considerados os comportamentos do estator e do rotor, assim, se faz uma representação RL para o circuito de campo, e para a representação do circuito de armadura, foram considerados alguns comportamentos. Sobre o circuito de armadura, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s) I. ( ) entre os comportamentos considerados para descrever o circuito de armadura, está a denominada reação de armadura. II. ( ) entre os comportamentos considerados para descrever o circuito de armadura, estão as perdas por aquecimento resistivo dos condutores do estator. III. ( ) entre os comportamentos considerados para descrever o circuito de armadura, considera-se a autoindutância das bobinas da campo. IV. ( ) entre os comportamentos considerados para descrever o circuito de armadura, assume-se que os polos salientes não produzem efeitos. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


V, F, V, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
F, V, V, F.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmativas sobre o circuito de armadura do gerador síncrono, temos: I. (V) Entre os comportamentos considerados para descrever o circuito de armadura, está a denominada reação de armadura. II. (F) Entre os comportamentos considerados para descrever o circuito de armadura, não estão as perdas por aquecimento resistivo dos condutores do estator. III. (V) Entre os comportamentos considerados para descrever o circuito de armadura, considera-se a autoindutância das bobinas do campo. IV. (V) Entre os comportamentos considerados para descrever o circuito de armadura, assume-se que os polos salientes não produzem efeitos. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma vez obtidas as equações das tensões de estator da máquina síncrona, isto é, após a aplicação da transformação de Clarke e de Park para linearizar o sistema, é necessário aplicar uma estratégia para converter as equações ao sistema p.u., a fim de fazer as equações do modelo dinâmico semelhantes às equações do circuito equivalente. As grandezas de base definidas para esse intuito cobrem, além das grandezas elétricas, as grandezas magnéticas. Seguindo o método p.u., divide-se toda a equação de tensões (neste caso, temos, como exemplo, a tensão de estator em d) pela tensão base: No entanto, essa tensão base pode ser representada em função de outras grandezas base, permitindo usar relações convenientes para cada caso, como se observa na seguinte equação: I. Na equação, a tensão base pode se expressar em função da velocidade vezes fluxo concatenado ou em função da impedância vezes corrente. Porque: II. A obtenção dos valores base, após definir uma ou duas grandezas base, podem ser realizadas considerando qualquer variável que, multiplicadas ou divididas entre si, representem essa grandeza em forma de equação. A seguir, assinale a alternativa correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Observe atentamente a figura: Fonte: CHAPMAN, Stephen J. Fundamentos de máquinas elétricas. 5. ed. Nova York: The Mcgraw-hill Companies, 2013. 684 p. Tradução de Anatólio Laschuk. p. 203. Na figura, está representado o circuito equivalente do estator do gerador síncrono ligado em Y. Se a tensão do terminal (VT) for de 380 V, qual o valor da tensão de fase (VΦ)?


VΦ=380 V.
VΦ=440 V.
VΦ=658.2 V.
VΦ=268.7 V.
VΦ=219.4 V.

Leia o trecho a seguir: “Em um gerador síncrono, um campo magnético é produzido no rotor. […] O rotor do gerador é então acionando por uma máquina motriz primária, que produz um campo magnético girante dentro da máquina. Esse campo magnético girante induz um conjunto de tensões trifásicas nos enrolamentos de estator do gerador. ”Fonte: CHAPMAN, Stephen J. Fundamentos de máquinas elétricas. 5. ed. Nova York: The Mcgraw-hill Companies, 2013. 684 p. Tradução de Anatólio Laschuk. p. 192.


a inércia do eixo do rotor seja alta.
uma fonte motriz externa esteja conectada ao rotor que irá induzir uma tensão de acordo com a ação de transformador.
as escovas de carvão conectem o rotor com o circuito de armadura através do qual se fornece uma corrente CC.
seja fornecida uma corrente CC ao rotor, o que pode ser feito através de anéis coletores e escovas.
exista um campo girante nos enrolamentos do estator.

Observe atentamente a figura: IMG Fonte: CHAPMAN, Stephen J. Fundamentos de máquinas elétricas. 5. ed. Nova York: The Mcgraw-hill Companies, 2013. 684 p. Tradução de Anatólio Laschuk. p. 203. (Adaptado). Esta é a representação do circuito equivalente do estator do gerador síncrono ligado em Y.Se a tensão do terminal (VT) for de 380 V, qual o valor da tensão de fase (VΦ)?


VΦ=268.7 V.
VΦ=380 V.
VΦ=219.4 V.
VΦ=658.2 V.
VΦ=440 V.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I

O parágrafo evidencia a necessidade de fornecer corrente contínua ao gerador. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o princípio de funcionamento do gerador, é correto afirmar que:

I. Essa corrente pode ser fornecida a partir de uma fonte CC externa conectada ao rotor por meio de escovas e anéis coletores ou deslizantes.
II. O fato de o rotor estar em movimento exige a existências dos anéis, estes anéis devem também estar em contato com o estator para permitir a indução da tensão no circuito de armadura.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina