Buscar

A estatística é um ramo da matemática que estuda a forma como obter e organizar dados numéricos, buscando relacioná-los entre si para entender o qu...

A estatística é um ramo da matemática que estuda a forma como obter e organizar dados numéricos, buscando relacioná-los entre si para entender o que aconteceu e prever o que vai acontecer. Ou seja, ela tenta transformar números em informações para auxiliar a compreensão de fatos passados e a tomada de decisão das mais variadas maneiras.

Dessa forma, a estatística pode auxiliar em qualquer profissão, facilitando, por exemplo, o estudo das populações, as tomadas de decisões nos setores econômicos ou da saúde, o controle de qualidade e o monitoramento de resultados em um processo produtivo, entre outros. Todo estudo estatístico depende de um planejamento detalhado e cada etapa se submete à determinação da etapa anterior, passando pelas etapas de definição do problema; planejamento e coleta de dados; organização, apresentação e análise dos dados; interpretação dos resultados; e tomada de decisão.

Analise a situação descrita a seguir:

Com base nos dados obtidos, responda as seguintes questões:


a) Organize, para cada questão, uma tabela de frequência para as notas, sendo que a primeira coluna será para as notas de 0 a 10; a segunda, para a frequência fi(quantidade de vezes que a nota aparece); e a terceira, para frequência relativa (porcentagem em que essa nota aparece — nesse caso, como temos 30 dados, ela é calculada como fr = fi /30 ∙100).

b) Para cada questão, qual foi a nota que mais apareceu?

💡 1 Resposta

User badge image

SJ ESTUDOS

Resposta esperado:

a) As tabelas ficarão da seguinte forma: O valor 99,99% foi arredondado para 100%. Isso se justifica porque, para melhor organização dos dados, utilizam-se duas casas decimais para representar a porcentagem. Entretanto, havia uma dízima periódica. Então, a soma total dá 99,9999...%, que é igual a 100%.

Aqui, por se tratar de uma escala de 0 a 10, opta-se por colocar na tabela todos os valores, mesmo que algumas notas não tenham aparecido no resultado da pesquisa. Na prática, de acordo com o objetivo do estudo, é possível optar por colocar na tabela apenas os resultados que realmente apareceram.

b) No caso da questão 1, a nota que mais apareceu foi 8, com frequência 9, ou seja, 30% do total de entrevistados. No caso da questão 2, a que mais apareceu foi 10, com frequência 10, ou seja, 33,33% dos entrevistados.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais