Buscar

As sucessões presidenciais, o movimento salvacionista em São Paulo, a formação da Aliança Liberal e a revolução de 1930 revelam, assim, a lógica do...

As sucessões presidenciais, o movimento salvacionista em São Paulo, a formação da Aliança Liberal e a revolução de 1930 revelam, assim, a lógica dos "conflitos regionais" na Primeira República. Mostram que são, na verdade, conflitos no interior da classe dominante que assumem a forma de um conflito entre regiões, em função da concentração das frações dominantes ligadas à economia agroexportadora em São Paulo. (PERISSINOTTO, 2017, p.39)
Conforme essa reflexão, avalie as afirmações abaixo.

I. O que se percebe nos conflitos políticos da Primeira República é que eles existiam somente entre São Paulo e Minas Gerais. Sendo de características clientelistas.
II. Os conflitos políticos da Primeira República são determinados por uma oposição principal: a oposição entre os interesses das frações da classe dominante voltada para o mercado externo e os interesses das frações voltadas para o mercado interno.
III. Falar em hegemonia política de uma região - e não de uma classe ou fração da classe dominante - é estar preso às aparências com que a regionalização da economia agroexportadora recobriu a luta de classes no interior do bloco no poder na Primeira República.

Com base nas afirmações acima, está incorreto.


a. I, II e III
b. II e III, apenas.
c. II, apenas.
d. I e II apenas.
e. I, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Simulados História do Brasil III
114 pág.

História do Brasil III Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais