Buscar

Um desenvolvedor de software precisa utilizar módulo que utiliza a comunicação serial para se comunicar com a finalidade de enviar e de receber men...

Um desenvolvedor de software precisa utilizar módulo que utiliza a comunicação serial para se comunicar com a finalidade de enviar e de receber mensagens por meio da rede de telefonia. As mensagens recebidas pelo Arduino deverão ser exibidas no monitor serial da IDE disponível no computador. Suponha que ele tenha apenas a placa Arduino que dispõe de apenas um periférico de comunicação. Marque a alternativa correta para solucionar esse problema:


a) Arduino UNO é capaz de fazer a distinção da comunicação automaticamente e, então, é possível por meio do endereço do equipamento, qual dispositivo ele está se comunicando. Desse modo, módulo GSM e computador podem compartilhar o mesmo.
b) A solução seria colocar um dispositivo multiplexador de sinal para selecionar qual dispositivo que o Arduino irá enviar as mensagens a cada momento. Essa solução não aumentaria o número de pinos digitais.
c) A solução para resolver esse problema é comprar outra placa microcontrolada. Os modelos MEGA e DUE se adequariam bem ao projeto, por exemplo.
d) A biblioteca SoftwareSerial.h permite criar via software uma porta serial especificando outros pinos digitais, que serão RX e o TX da comunicação. Assim, seria possível se comunicar com o módulo GSM e o computador.
e) Não existe solução para esse problema, assim ele terá que procurar outro módulo GSM que utilize outro tipo de comunicação.

Essa pergunta também está no material:

Captura de tela 2023-08-30 110014
1 pág.

Arduino Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta para solucionar o problema descrito é a letra d) A biblioteca SoftwareSerial.h permite criar via software uma porta serial especificando outros pinos digitais, que serão RX e o TX da comunicação. Assim, seria possível se comunicar com o módulo GSM e o computador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais