“Por meio das ideias de falta e ausência, nomeava-se e classificava-se a outridade ‘ameaçadora’ por meio do repertório próprio do acervo cultural então presente no imaginário europeu, que, de forma geral, repercutia uma visão negativa e despojada de humanidade sobre os ritos e religiosidades ameríndias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, Francis Mary Soares Correia Da. A Invenção do índio. . Acesso em 05 jan. 2019. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre as chamadas idolatrias insurgentes, analise as afirmativas abaixo:
I. Eram marcadas pela característica de embate ao cristianismo e à colonização.
II. Se organizavam em forma de discursos e de ações opositoras aos europeus.
III. Atividades de trabalho, antigas rezas e formas de explicação de fenômenos naturais continuavam a coexistir com a doutrina católica.
IV. Tentavam retomar uma organização social ideal ou pregavam a volta de valores culturais do passado.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I e II B I e III C II, III e IV D III e IV E I, II, e IV
Questão 1/10 - Questão Indígena no Brasil: Uma Perspectiva Histórica Observe a seguinte informação:
“Assim, sob a abordagem da etno -história, busca-se analisar o contato com o estrangeiro através das nuances da percepção indígena presentes nos documentos, onde aquele é inserido por este em suas relações intertribais, ora como aliados, ora como adversários”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIRES, Vinícios. Uma breve análise acerca da atuação in terétnica dos indígenas da costa brasileira sob a pena de viajantes europeus (1549-1627). . Acesso em 17 jan. 2019.
Conforme os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre a noção de resistência adaptativa, assinale a alternava correta:
Nota: 10.0
A Abrange as rebeliões que promovidas pelos indígenas nas aldeias em busca de liberdade.
B Representa as fugas dos índios em busca de isolamento da sociedade colonial.
C É uma tentativa de demonstrar os aspectos maléficos provocados pela introdução da visão cristã no seio das culturas indígenas.
D Diz respeito à possibilidade de os índios resistirem à dominação transformando suas práticas culturais por meio do contato com a sociedade luso-brasileira. Colaborar com os europeus não quer dizer necessariamente uma submissão completa.
E Consiste na tese de que muitos índios aldeados dos séculos XVI e XVII continuaram sendo vistos como tal até meados do século XIX.
A Abrange as rebeliões que promovidas pelos indígenas nas aldeias em busca de liberdade. B Representa as fugas dos índios em busca de isolamento da sociedade colonial. C É uma tentativa de demonstrar os aspectos maléficos provocados pela introdução da visão cristã no seio das culturas indígenas. D Diz respeito à possibilidade de os índios resistirem à dominação transformando suas práticas culturais por meio do contato com a sociedade luso-brasileira. Colaborar com os europeus não quer dizer necessariamente uma submissão completa. E Consiste na tese de que muitos índios aldeados dos séculos XVI e XVII continuaram sendo vistos como tal até meados do século XIX.
Questão 2/10 - Questão Indígena no Brasil: Uma Perspectiva Histórica Leia a citação:
“Uma suposta aliança com os holandeses do Suriname, além do interesse português por escravos que escasseavam nas cercanias de Belém, motivara a deflagração de uma ‘guerra justa’ contra os manaus e seus aliados maiapemas, conflito que perdurou durante a década de 1720 e findou em 1730”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Rafael Ale. “Domínio” e “posse”: as fronteiras coloniais de Portugal e da França no Cabo Norte (primeira metade do século XVIII). Revista Tempo, vol. 23, n. 3, set./dez. 2017 . Acesso em 19 jan. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre a guerra entre holandeses e portugueses na fronteira norte, leia as seguintes afirmativas:
I. Com o intuito de estimular o enfrentamento com os portugueses, os holandeses armaram os índios manaos. II. A aliança entre os manaos e os holandeses fez com que os índios dos aldeamentos portugueses fossem libertos e retornassem ao isolamento. III. Durante muito tempo, os holandeses fizeram alianças com os povos locais, por meio do comércio e da troca de produtos, a fim de obter escravos capturados por esses povos.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
A I
B II
C I e III
A I B II C I e III
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre o Regulamento das Missões, leia as seguintes afirmativas:
I. ( ) O Regulamento foi a primeira legislação indigenista aprovada após a independência do Brasil. II. ( ) Foram quase 50 anos sem um ordenamento indigenista integrado nacionalmente, lacuna que o Regulamento veio preencher. III. ( ) Inicialmente o Regulamento das Missões fora pensado para o Estado do Grão-Pará e Rio Negro e só posteriormente foi estendido para todo o Brasil. Agora, assinale a sequência correta:
I. ( ) O Regulamento foi a primeira legislação indigenista aprovada após a independência do Brasil. II. ( ) Foram quase 50 anos sem um ordenamento indigenista integrado nacionalmente, lacuna que o Regulamento veio preencher. III. ( ) Inicialmente o Regulamento das Missões fora pensado para o Estado do Grão-Pará e Rio Negro e só posteriormente foi estendido para todo o Brasil. A F – V – F B V – F – V C F – F – V D V – V – F
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre os chamados índios agregados, assinale a alternativa correta:
A Eram aqueles que se fixaram permanentemente nas colônias indígenas. B Participavam do sistema de trocas com índios aldeados, padres, funcionários e administradores, sem se fixarem permanentemente nos aldeamentos. C Procuravam preservar as características de deslocamentos constantes presentes nas culturas guarani e caingangue. D Só frequentavam os aldeamentos para visitar familiares e se abastecerem de víveres. E Participavam da rotina católica e de cerimônias cristãs, como casamentos, batismos, crisma e enterro católico.
Conforme fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre o termo tori, utilizado pelos Carajás, leia as afirmativas a seguir:
( ) É sinônimo de índio puro, que corresponde ao fruto do casamento de dois membros dos carajás. ( ) O termo é utilizado pelos Carajás para nomear os brancos (brasileiros).
I. ( ) Designa o filho de mestiços com não índio, normalmente descendente de casamento com brancos regionais. Agora, assinale a sequência correta: Nota: 10.0
A F – V – F
B V – F – V
C F – F – V
D V – V – F
E F – V – V Você acertou! As afirmativas II e III são verdadeiras. “Por fim, há o tori, que designa o filho de mestiços com não índio, normalmente descendente de casamento com brancos regionais. O termo tori também é utilizado para nomear os brancos (brasileiros)”. (Livro-base, p. 208). A afirmativa I é falsa, pois o termo tori não é sinônimo de índio puro. (Livro-base, p. 208).
A F – V – F B V – F – V C F – F – V D V – V – F E F – V – V
Questão 7/10 - Questão Indígena no Brasil: Uma Perspectiva Histórica Atente para o fragmento de texto: “A terra sem males padece de encontrar seu canto entre a maior cidade da América do Sul. São Paulo não acha lugares para os índios Guarani M’bya, que há décadas se abrigam em exíguo terreno entre rodovias, ruas e vielas ao pé do Pico do Jaraguá. Esses índios que há séculos transitam e habitam os rincões paulista, já deslocados tantas vezes entre aldeamentos e campos de concentração entre a metrópole, nesta manhã novamente veem exaurir a perspectiva de ter um razoável território homologado, pois o Ministério da Justiça revogou a decisão de criar uma reserva indígena no Pico do Jaraguá, considerado por eles um solo sagrado muito antes de os brancos se instalarem no planalto. […] O índios Guarani, de fortes tradições espirituais, seguirão cantado a Nhanderu na busca da terra sem males [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, Hélio Carlos. A falta de canto para a terra sem males. . Acesso em 03 fev. 2019. Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre a tradição da terra sem males, leia as afirmativas abaixo:
I. ( ) Existe também a visão pessimista da busca pela terra sem males, pois a crença dos índios tupis-guaranis em um paraíso terrestre acessível a qualquer mortal é carregada de uma visão catastrófica do futuro. II. ( ) A terra sem males consiste num fenômeno migratório associado à busca por um paraíso terrestre, uma terra sem sofrimentos, um solo sagrado, como o que está sendo reivindicado pelos índios Guarani de São Paulo nos dias de hoje. III. ( ) A terra sem males seria um paraíso semelhante à concepção cristã, Os caraíbas que pregavam a busca por essa região foram os principais aliados na catequese dos índios. Agora, assinale a sequência correta: Nota: 10.0
A F – V – F
B V – F – V
C V – V – F Você acertou! A sequência correta é V – V – F. A afirmativa I é verdadeira pois “[...] Surgiu, então, a visão pessimista da busca pela terra sem males, pois a crença dos índios tupis-guaranis em um paraíso terrestre acessível a qualquer mortal é carregada de uma visão catastrófica do futuro”. (Livro-base, p. 68). A afirmativa II é verdadeira, pois além do que diz o elemento base, o geral, quando essas seitas e igrejas adentram o território, elas entram com uma perspectiva de que as culturas indígenas são pecaminosas. Então, todo o modo cultural de ser de um povo, sua religiosidade, sua organização social e política é atacada. Isso cria um desmantelamento interno. Grande parte adere ao fundamentalismo e isso causa um conflito que é irreversível’, explica Roberto Antonio Liebgott, da Coordenação Regional Sul do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUIMARÃES, Juca. Evangelização é ferramenta para dominar território s indígenas desde 1500. . Acesso em 03 fev. 2019.