Buscar

"O lugar cada vez mais privilegiado que a pobreza assume no debate sobre política social faz com que as formas adotadas para o enfrentamento da que...

"O lugar cada vez mais privilegiado que a pobreza assume no debate sobre política social faz com que as formas adotadas para o enfrentamento da questão social impeçam a generalização dos direitos sociais". (MAURIEL, 2010, p.174). Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:


I___ O problema não está só na prioridade da pobreza, enquanto categoria de análise para pensar as políticas sociais, mas na forma e no tratamento dado aos pobres, que são renomeados por suas fragilidades, descontextualizados, des-historicizados, aparecendo no discurso tecnocrático reconstituídos por um novo tipo de vigilância moral.
II___ A pobreza aparece distanciada dos debates estruturais e transformada num objeto técnico "em si" ou seja, isola a compreensão do pauperismo da dinâmica estrutural de produção da riqueza, fazendo com que o trabalho, nos termos ideológicos dominantes, deixe de ser o centro ordenador das políticas sociais, transformando-as em oportunidades individuais de obtenção de renda.
III___ Há uma hipervalorização das análises técnicas da pobreza e as razões ultrapassam a busca da eficácia na implementação dos programas, tendo em vista que a questão social tem sido ressignificada pela ação instrumental e por meio de códigos de um novo economicismo solidário.

Essa pergunta também está no material:

Simulados 1 politica dos suas
20 pág.

Estágio Supervisionado I Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas proposições apresentadas, podemos analisar cada uma delas: I - A proposição destaca que o problema não está apenas na prioridade dada à pobreza como categoria de análise para pensar as políticas sociais, mas também na forma como os pobres são tratados. Eles são renomeados por suas fragilidades, descontextualizados e des-historicizados, aparecendo no discurso tecnocrático reconstituídos por um novo tipo de vigilância moral. II - Nessa proposição, é apontado que a pobreza é distanciada dos debates estruturais e transformada em um objeto técnico isolado. Isso significa que a compreensão da pobreza é separada da dinâmica estrutural de produção da riqueza, fazendo com que o trabalho deixe de ser o centro ordenador das políticas sociais, transformando-as em oportunidades individuais de obtenção de renda. III - A terceira proposição destaca a hipervalorização das análises técnicas da pobreza. Essa valorização vai além da busca pela eficácia na implementação dos programas sociais, pois a questão social tem sido ressignificada pela ação instrumental e por meio de códigos de um novo economicismo solidário. Portanto, as proposições I, II e III abordam diferentes aspectos relacionados à forma como a pobreza é tratada no debate sobre política social, destacando a importância de considerar não apenas a categoria de análise da pobreza, mas também a forma como os pobres são abordados, a relação entre pobreza e estrutura social e a valorização das análises técnicas da pobreza.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais