Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros

Questão 11°) Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2015. Que horas são em 1. Um ponto localizado a 45° d...

Questão 11°)
Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2015. Que horas são em
1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste? ____
2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste? ____
3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste? ____


User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder às perguntas, precisamos levar em consideração que cada grau de longitude corresponde a aproximadamente 4 minutos de diferença em relação ao horário de Greenwich (Londres). Vamos calcular: 1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste: Como estamos em Greenwich (0° de longitude), um ponto a 45° de longitude oeste estará 45 graus a oeste de Greenwich. Cada grau corresponde a 4 minutos, então teremos uma diferença de 45 x 4 = 180 minutos, ou seja, 3 horas. Portanto, em um ponto localizado a 45° de longitude oeste, serão 14 horas - 3 horas = 11 horas. 2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste: Nesse caso, estamos considerando uma longitude a leste de Greenwich. Cada grau corresponde a 4 minutos, então teremos uma diferença de 60 x 4 = 240 minutos, ou seja, 4 horas. Portanto, em um ponto localizado a 60° de longitude leste, serão 14 horas + 4 horas = 18 horas. 3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste: Seguindo o mesmo raciocínio, teremos uma diferença de 75 x 4 = 300 minutos, ou seja, 5 horas. Portanto, em um ponto localizado a 75° de longitude oeste, serão 14 horas - 5 horas = 9 horas. Resumindo: 1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste: 11 horas. 2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste: 18 horas. 3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste: 9 horas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 03 - (USF SP/2017)

Na noite do dia 21 de agosto, após a entrega das últimas medalhas de ouro — vôlei masculino, para o Brasil, e basquete masculino, para os Estados Unidos —, aconteceu a cerimônia oficial de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. Quem roubou a cena foi o personagem Super Mario: um tradicional cano foi posicionado em Tóquio, cavando um túnel até o Rio de Janeiro. Ao chegar ao Rio de Janeiro, Super Mario estava representado pelo Primeiro-ministro japonês. A brincadeira de cavar um túnel no Japão e sair no Brasil está no imaginário de muitos brasileiros e tem algum embasamento geográfico, pois

a) Tóquio apresenta as mesmas coordenadas geográficas do Rio de Janeiro, porém no hemisfério norte.
b) o Japão situa-se próximo à Linha Internacional da Data (LID), local situado a 90º de longitude do território brasileiro.
c) Tóquio situa-se no hemisfério Meridional e Oriental, enquanto o Rio de Janeiro, no Setentrional e Ocidental.
d) Tóquio situa-se na mesma latitude que o Rio de Janeiro, porém com diferença de longitude de 180º.
e) o Japão se caracteriza como antípoda do Brasil, pois se situa a aproximadamente 180º de longitude de nosso país.


a) Tóquio apresenta as mesmas coordenadas geográficas do Rio de Janeiro, porém no hemisfério norte.
b) o Japão situa-se próximo à Linha Internacional da Data (LID), local situado a 90º de longitude do território brasileiro.
c) Tóquio situa-se no hemisfério Meridional e Oriental, enquanto o Rio de Janeiro, no Setentrional e Ocidental.
d) Tóquio situa-se na mesma latitude que o Rio de Janeiro, porém com diferença de longitude de 180º.
e) o Japão se caracteriza como antípoda do Brasil, pois se situa a aproximadamente 180º de longitude de nosso país.

Essa passagem chama atenção para o fato de que a longitude não pode ser calculada facilmente observando os astros. Mas, então, como se calcula e por que apresentava dificuldades suplementares em relação às latitudes?


a) As longitudes custaram a ser estabelecidas de forma segura para a navegação por falta de tecnologia avançada, tecnologia essa que surge no século XX.
b) A referência para o cálculo da longitude é o movimento de rotação da Terra, logo, a passagem do tempo. Horas diferentes num mesmo momento significam lugares de longitudes distintas.
c) Era difícil medir as longitudes na navegação, porque nesse tipo de ambiente não há referências externas para o cálculo, a não ser a abóbada celeste.
d) Nessa época não era possível calcular a longitude de forma tão precisa quanto as latitudes, mas de forma aproximada. Era o que bastava para a produção de mapas já bastante bons.
e) Alguns países dominavam havia muito tempo o segredo das longitudes, mas não compartilhavam esse saber como forma de garantir alguma superioridade na atividade naval.

Sobre a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, é CORRETO afirmar:


a) Apresenta o menor índice de criminalidade do Brasil.
b) Foi o centro político e administrativo do Brasil até a década de 1980.
c) Foi nessa cidade que aconteceu, em 1822, a Independência do Brasil.
d) Está localizada na porção meridional do paralelo de 0º, bem como ao norte do paralelo de 66º33’S.
e) Por não ser uma região litorânea, as competições náuticas dos Jogos Olímpicos de 2016 serão realizadas em Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS).

A localização geográfica é uma necessidade do homem desde a Antiguidade. Desse modo, para facilitar e padronizar essa atividade, foram elaboradas as linhas imaginárias chamadas de paralelos e meridianos. A partir do cruzamento dessas linhas, foi criado um sistema de localização, utilizado até a atualidade, chamado (a) de


a) c

Mais conteúdos dessa disciplina