Buscar

Tendo em vista a doutrina dos freios e contrapesos e o princípio constitucional de que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independe...

Tendo em vista a doutrina dos freios e contrapesos e o princípio constitucional de que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes e harmônicos entre si, é correto afirmar que interferências de um Poder sobre outro são:

Totalmente vedadas pela Constituição Federal de 1988, que dispõe que cada Poder deve exercer funções exclusivas: o Executivo administra; o Legislativo legisla; e o Judiciário julga.
Autorizadas pela Constituição Federal de 1988 quando legítimas, como, por exemplo, a possibilidade de veto do Poder Executivo a projetos de lei do Poder Legislativo.
Amplamente autorizadas pela Constituição Federal de 1988, sobretudo quando ocorre abuso de um dos poderes, caso em que os demais poderes podem adotar as formas de controle cabíveis, entre as previstas em lei.
Previstas exclusivamente em legislação ordinária, como, por exemplo, a possibilidade de controle judicial sobre atos administrativos do Poder Executivo.
Permitidas pela Constituição Federal de 1988 quando legítimas, como, por exemplo, o controle judicial de ofício sobre projetos de lei do Poder Legislativo.
a) Totalmente vedadas pela Constituição Federal de 1988, que dispõe que cada Poder deve exercer funções exclusivas: o Executivo administra; o Legislativo legisla; e o Judiciário julga.
b) Autorizadas pela Constituição Federal de 1988 quando legítimas, como, por exemplo, a possibilidade de veto do Poder Executivo a projetos de lei do Poder Legislativo.
c) Amplamente autorizadas pela Constituição Federal de 1988, sobretudo quando ocorre abuso de um dos poderes, caso em que os demais poderes podem adotar as formas de controle cabíveis, entre as previstas em lei.
d) Previstas exclusivamente em legislação ordinária, como, por exemplo, a possibilidade de controle judicial sobre atos administrativos do Poder Executivo.
e) Permitidas pela Constituição Federal de 1988 quando legítimas, como, por exemplo, o controle judicial de ofício sobre projetos de lei do Poder Legislativo.

Essa pergunta também está no material:

Estácio_ Alunos CIECIA POLITICA 1
6 pág.

Ciência Política I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) Amplamente autorizadas pela Constituição Federal de 1988, sobretudo quando ocorre abuso de um dos poderes, caso em que os demais poderes podem adotar as formas de controle cabíveis, entre as previstas em lei. Isso ocorre devido à doutrina dos freios e contrapesos, que busca equilibrar os poderes e evitar abusos de autoridade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais