Buscar

b) Descreva as políticas de escalonamento: Por prioridades e Shortest-Job-First (SJF) Por prioridade: A cada processo que alcança o estado de pro...

b) Descreva as políticas de escalonamento: Por prioridades e Shortest-Job-First (SJF)


Por prioridade: A cada processo que alcança o estado de pronto é associada uma prioridade de execução. Os processos de maior prioridade são escalonados preferencialmente. Este tipo de preempção é implementado através de um clock, que interrompe o processador em determinados intervalos de tempo, para que a rotina de escalonamento reavalie prioridades e, se necessário, escalone outro processo. O processo interrompido volta para a fila de prontos.
Shortest-Job-First (SJF): Cada processo é associado ao seu tempo de execução. Dessa forma, quando o processador está livre, o processo em estado de pronto que precisar de menos tempo de UCP para terminar seu processamento é selecionado para execução (shortest-job-first).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A política de escalonamento por prioridades é baseada na atribuição de uma prioridade a cada processo que está pronto para ser executado. Os processos com maior prioridade são escalonados preferencialmente, garantindo que sejam executados antes dos processos com menor prioridade. Essa preempção é implementada através de um clock, que interrompe o processador em intervalos de tempo regulares para reavaliar as prioridades e, se necessário, escalonar outro processo. O processo interrompido retorna à fila de processos prontos para aguardar sua próxima vez de execução. Já a política de escalonamento Shortest-Job-First (SJF) seleciona o processo com o menor tempo de execução para ser executado quando o processador está livre. Isso significa que o processo que requer menos tempo de CPU para ser concluído é escolhido para execução imediata. Essa política visa minimizar o tempo médio de espera dos processos, priorizando aqueles que podem ser concluídos mais rapidamente. Essas são duas políticas de escalonamento com abordagens diferentes para a seleção de processos a serem executados, levando em consideração prioridades ou o tempo de execução de cada processo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais