Buscar

A mineração é definida como a extração de bens minerais da crosta terrestre, utilizando técnicas adequadas a cada situação. Essas técnicas visam mi...

A mineração é definida como a extração de bens minerais da crosta terrestre, utilizando técnicas adequadas a cada situação. Essas técnicas visam minimizar os impactos ao meio ambiente, dentro dos princípios da conservação mineral, e têm como compromisso a recuperação das áreas mineradas durante a extração e após a desativação, dando a essas áreas um outro uso apropriado. Com base nos conhecimentos sobre o beneficiamento dos minerais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- As operações de concentração, como a separação seletiva de minerais, baseiam-se nas diferenças de propriedades entre o mineral-minério (o mineral de interesse) e os minerais de ganga. Esses processos geram sempre resíduos poluidores que acabam atingindo lençóis de água, com contaminação de amônia, metais pesados e outros.


PORQUE


II- Para um minério ser concentrado, é necessário que os minerais estejam fisicamente liberados. Isso implica que uma partícula deve apresentar, idealmente, uma única espécie mineralógica. Para se obter a liberação do mineral, o minério é submetido a uma operação de redução de tamanho, isto é, britagem e/ou moagem, a qual pode variar de centímetros até micrômetros.


Assinale a alternativa CORRETA:

A) As duas asserções são afirmativas verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


B) A primeira asserção é uma afirmativa falsa, e a segunda, uma afirmativa verdadeira.


C) A primeira asserção é uma afirmativa verdadeira, e a segunda, uma afirmativa falsa.


D) As duas asserções são afirmativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A) As duas asserções são afirmativas verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais