Buscar

Sobre as relações morfossintáticas do texto, analise as seguintes proposições: 1. Os termos menino e menina (verso 2) representam atributos, resp...

Sobre as relações morfossintáticas do texto, analise as seguintes proposições:


1. Os termos menino e menina (verso 2) representam atributos, respectivamente, de eu e tu.
2. O termo tanto (verso 3) modifica a forma verbal sorrias, estabelecendo, com esta, uma relação semântica de intensidade.
3. O termo Graça de instinto (verso 4) é responsável pela ação verbal de Havia (verso 3), constituindo, assim, o sujeito da oração.
4. A flexão da forma verbal faz (verso 11) justifica-se pela natureza impessoal assumida por esse verbo nesse contexto.
5. Em “És triste até quando sorris”, temos um período formado por oração principal mais oração de sentido conclusivo.

Essa pergunta também está no material:

bombeiromilitartipo1
15 pág.

Estudos Disciplinares I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as proposições sobre as relações morfossintáticas do texto: 1. Os termos "menino" e "menina" (verso 2) representam atributos, respectivamente, de "eu" e "tu". Essa proposição está correta. Os termos "menino" e "menina" são atributos que se referem a "eu" e "tu" no texto. 2. O termo "tanto" (verso 3) modifica a forma verbal "sorrias", estabelecendo, com esta, uma relação semântica de intensidade. Essa proposição está correta. O termo "tanto" modifica a forma verbal "sorrias" e estabelece uma relação de intensidade. 3. O termo "Graça de instinto" (verso 4) é responsável pela ação verbal de "Havia" (verso 3), constituindo, assim, o sujeito da oração. Essa proposição está incorreta. O termo "Graça de instinto" não é o sujeito da oração, mas sim um complemento do verbo "Havia". 4. A flexão da forma verbal "faz" (verso 11) justifica-se pela natureza impessoal assumida por esse verbo nesse contexto. Essa proposição está correta. A flexão da forma verbal "faz" se justifica pela natureza impessoal do verbo nesse contexto. 5. Em "És triste até quando sorris", temos um período formado por oração principal mais oração de sentido conclusivo. Essa proposição está incorreta. Em "És triste até quando sorris", temos um período formado por oração principal mais oração subordinada adverbial de tempo. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais