Em processamento de imagens digitais temos uma série de conceitos para a correta definição da matéria. Eles estão presentes em todo o escopo e é preciso conhecê-los com precisão. Sobre os conceitos básicos apresentados abaixo, associe as colunas: Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:
I – A; II – C; III – B. I – B; II – A; III – C. I – B; II – C; III – A. I – A; II – B; III – C. I – C; II – B; III – A.
Em relação à segmentação de imagem, temos um método clássico chamado de limiarização, que consiste em binarizar a imagem através de um limiar. O que é esse limiar? Assinale a alternativa correta.
Valores são extraídos do limiar para serem utilizados como entrada em modelos e inteligência artificial. O limiar é uma técnica de Machine Learning que aponta qual a melhor técnica para binarizar uma imagem. É um valor que é utilizado como referência, a imagem é separada em valores acima e abaixo do limiar. O limiar é um método de treinamento para redes neurais. O limiar é um algoritmo para segmentação de imagens.
Sobre a morfologia digital, mais especificamente sobre dilatação e erosão de uma imagem, podemos afirmar que: Assinale a alternativa correta.
Não fazem nenhuma operação, podendo ser comparadas à matriz identidade. Utilizam o kernel para executar operações condicionais. São pouco utilizadas no processamento digital de imagens. Fazem convolução com um kernel. São filtros para detecção de bordas.
Durante a digitalização de uma imagem, dois processos acontecem, a amostragem e a quantização de pixels. A amostragem é a subdivisão do espaço em intervalos regulares nos quais podemos atribuir valores (pixels), esses valores são relativos à quantidade de pixels na largura e na altura e sua densidade em relação ao espaço. O nome dessa característica é: