Buscar

(Pucgo Medicina 2023) Leia o f ragmento do texto “O Modernismo e o Brasil depois de 30”, extraído da obra História concisa da literatura brasileira...

(Pucgo Medicina 2023) Leia o f ragmento do texto “O Modernismo e o Brasil depois de 30”, extraído da obra História concisa da literatura brasileira, de Alf redo Bosi:

O termo contemporâneo é, por natureza, elástico e costuma trair a geração de quem o emprega. Por isso, é boa praxe dos historiadores justif icar as datas com que balizam o tempo, f risando a importância dos eventos que a elas se acham ligados. 1922, por exemplo, presta-se muito bem à periodização literária: a Semana foi um acontecimento e uma declaração de fé na arte moderna. Já o ano de 1930 evoca menos signif icados literários prementes por causa do relevo social assumido pela Revolução de Outubro. Mas, tendo esse movimento nasc ido das contradições da República Velha que ele pretendia superar, e, em parte, superou; e tendo suscitado em todo o Brasil uma corrente de esperanças, oposições, programas e desenganos, vincou fundo a nossa literatura lançando-a a um estado adulto e moderno perto do qual as palavras de ordem de 1922 parecem fogachos de adolescente.

(BOSI, Alf redo. O Modernismo e o Brasil depois de 30. In: ______. História concisa da literatura brasileira. 52. ed. São Paulo: Cultrix, 2017. p. 409. Grifos na fonte. Adaptado .)

A respeito do Modernismo brasileiro, analise as af irmativas a seguir:

I. Busca empenhada pela construção de uma identidade nacional que se caracteriza como traço marcante da 1ª Fase do Modernismo.
II. O Modernismo no Brasil surgiu no século XX e, conforme as particularidades dos momentos internos do movimento, está dividido em três fases principais.
III. A 3ª fase modernista é a mais radical de todas, caracterizada pelo abandono de qualquer forma de convenção, e empenhada no processo de renovação.
IV. Na prosa, a Geração de 1930 escolhe como cerne de seus temas o desnudamento da realidade da sociedade brasileira coetânea, apontando para os problemas decorrentes das desigualdades sociais.
a) I, II e IV apenas.
b) I, III e IV apenas.
c) III e IV apenas.
d) I e III apenas.

Essa pergunta também está no material:

literatura
6 pág.

Literatura Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) I, III e IV apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais