Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS – BIOLOGIA I – GABARITO 3. (Famerp 2020) O sistema digestório humano trabalha de forma voluntária e involuntária. O início e ...

QUESTÕES DISCURSIVAS – BIOLOGIA I – GABARITO 3. (Famerp 2020) O sistema digestório humano trabalha de forma voluntária e involuntária. O início e o final da digestăo săo controlados de forma voluntária. Ao longo do tubo digestório, vários movimentos peristálticos e a produçăo de secreçőes săo realizados de forma involuntária.

a) Cite duas açőes, uma que ocorre no início e outra que ocorre no final da atividade digestória, que săo consideradas voluntárias.
b) Qual tipo de músculo presente no tubo digestório desencadeia os movimentos peristálticos? Explique como o estômago consegue autorregular a secreçăo de suco gástrico de forma involuntária.


Essa pergunta também está no material:

GABARITO-QUESTOES-DISCURSIVAS-BIOLOGIA-I-3ANO-SEMANA-20
8 pág.

Toxicologia Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) No início da atividade digestória, uma ação voluntária é a mastigação dos alimentos. No final da atividade digestória, uma ação voluntária é a defecação, ou seja, o ato de eliminar as fezes. b) O tipo de músculo presente no tubo digestório que desencadeia os movimentos peristálticos é o músculo liso. O estômago consegue autorregular a secreção de suco gástrico de forma involuntária através de um mecanismo chamado de reflexo gastrocólico. Esse reflexo é desencadeado pela presença de alimentos no estômago, estimulando a produção e liberação de suco gástrico para auxiliar na digestão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais