Logo Passei Direto
Buscar
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância da farmacologia veterinária em todas as áreas da profissão, analise as afirmativas a seguir:

I. Dentre todas as áreas de atuação do médico veterinário, temos a inspeção de produtos de origem animal, onde o conhecimento de farmacologia é essencial.
II. Apesar de crescente, o mercado pet no Brasil está longe de ser um dos maiores do mundo.
III. A pesquisa clínica para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas é uma das atribuições do médico veterinário.
IV. A Farmacologia Veterinária se separou da Materia Medica em meados do século XIX.
II e IV.
I e IV.
II e III.
I e II.
I e III.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é "I e III". Isso porque: I. Dentre todas as áreas de atuação do médico veterinário, temos a inspeção de produtos de origem animal, onde o conhecimento de farmacologia é essencial. A farmacologia veterinária é fundamental nessa área para garantir a segurança e qualidade dos produtos de origem animal. III. A pesquisa clínica para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas é uma das atribuições do médico veterinário. A farmacologia veterinária desempenha um papel importante nesse processo, pois envolve o estudo dos efeitos dos medicamentos em animais e a busca por novas terapias. Portanto, a alternativa correta é "I e III".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

as etapas desse processo a seguir:
( ) Distribuição.
( ) Absorção.
( ) Excreção.
( ) Metabolização (biotransformação).

4, 1, 2, 3.
3, 4, 1, 2.
1, 3, 4, 2.
3, 1, 2, 4.
Correta: 2, 1, 4, 3.

Leia o trecho a seguir:
“Após sua absorção, um medicamento pode ficar sob a forma livre no sangue, ligar-se a proteínas plasmáticas ou, então, ser sequestrado para depósitos no organismo. Um fato de importância é que somente o medicamento na forma livre é distribuído para os tecidos. Define-se distribuição como o fenômeno em que um medicamento, após ter chegado ao sangue, isto é, após a sua absorção, sai deste compartimento e vai para o seu local de ação.” Fonte: FLÓRIO, J.C.; SOUSA, A.B.; GÓRNIAK, S. L. Farmacocinética. In: SPINOSA, H.S.; GÓRNIAK, S.L.; BERNARDI, M.M. Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 79-118.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre distribuição, analise as afirmativas a seguir:

I. Fármacos administrados diretamente por via intravenosa são imediatamente absorvidos e apresentam ação imediata. Essa é a via mais indicada em casos de emergência.
II. As principais proteínas que interagem com os fármacos são: a albumina, a alfa-1 glicoproteína ácida, e a betaglobulina.
III. O anestésico geral Propofol se liga pouco às proteínas, podendo ser usado com segurança em animais com hipoproteinemia.
IV. Outro ponto importante para o estudo da farmacocinética é a meia-vida de eliminação dos medicamentos. A meia-vida é o tempo necessário para que a concentração plasmática de um fármaco dobre.
Correta: I e II.
I, III e IV.
II e III.
I e III.
I e IV.

Leia o trecho a seguir:
“A farmacodinâmica estuda os mecanismos pelos quais um medicamento atua nas funções bioquímicas ou fisiológicas de um organismo vivo. Este ramo da Farmacologia também realiza o estudo quantitativo, isto é, a relação dose resposta dos efeitos biológicos e terapêuticos dos medicamentos; este conjunto de informações, aliadas aos dados oriundos da farmacocinética, proporciona o conhecimento completo do caminho percorrido pelos medicamentos e seus efeitos no organismo animal.” Fonte: FLÓRIO, J.C. Mecanismo de Ação e Relação Dose-Resposta. In: SPINOSA, H.S.; GÓRNIAK, S.L.; BERNARDI, M.M. Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 59-78.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre farmacodinâmica, analise as informações a seguir e associe-as com os conceitos corretos.

1) Local de ação.
2) Receptores nucleares.
3) Mecanismo de ação.
4) Fármacos de ação inespecífica.
5) Fármacos de ação específica.
( ) Correspondem à maioria dos fármacos. Exercem sua atividade pela interação seletiva com uma determinada biomacromolécula alvo.
( ) Correspondem à minoria dos medicamentos. Esses fármacos não precisam de ligação com alvos moleculares (canais iônicos, enzimas).
( ) Pode ser definido como a ação dos fármacos em seus respectivos receptores, produzindo seus efeitos terapêuticos ou colaterais.
( ) São os sítios/receptores onde uma substância endógena ou exógena interage para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica.
( ) Regulam a transcrição gênica. Também reconhecem muitas moléculas estranhas, induzindo a expressão de enzimas que os metabolizam.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre farmacodinâmica, analise os tipos de ligações a seguir e associe-as às respectivas características:
1) Ligações iônicas polares.
2) Ligações de ponte de hidrogênio.
3) Ligações hidrofóbicas.
4) Ligações covalentes.
( ) São ligações que ocorrem entre o átomo de hidrogênio e dois ou mais átomos eletronegativos.
( ) São estabelecidas quando íons de cargas opostas são atraídos através de forças eletrostáticas.
( ) São ligações de interações fracas e ocorrem pela interação de cadeias ou subunidades apolares.
( ) Possuem elevado índice de energia, e são dificilmente clivadas sem a ação de processos enzimáticos.
1, 4, 3, 2.
4, 2, 1, 3.
2, 1, 3, 4.
3, 1, 2, 4.
4, 1, 2, 3.

Mais conteúdos dessa disciplina