Buscar

Projete qual deverá ser a carga mínima para iluminação dessa cozinha, o número mínimo de pontos de tomada e suas respectivas potências.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para projetar a carga mínima para iluminação de uma cozinha, é necessário levar em consideração a área total do ambiente e as recomendações da norma técnica NBR 5410, que estabelece as diretrizes para instalações elétricas de baixa tensão. De acordo com a norma, a carga mínima para iluminação em uma cozinha é de 100 VA (volt-ampere) por metro quadrado. Portanto, para determinar a carga mínima, você precisa conhecer a área da cozinha. Quanto ao número mínimo de pontos de tomada e suas respectivas potências, a norma NBR 5410 estabelece que deve haver pelo menos um ponto de tomada a cada 3 metros lineares de parede, com potência mínima de 600 VA (volt-ampere) por ponto. Lembrando que essas são apenas as diretrizes mínimas estabelecidas pela norma. Em um projeto real, é importante considerar as necessidades específicas da cozinha e a demanda de equipamentos e eletrodomésticos que serão utilizados. Caso você tenha a área da cozinha, posso ajudá-lo a calcular a carga mínima e o número de pontos de tomada necessários.

0
Dislike0
User badge image

Sergio Silva

;;;


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais