O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, mostra a realidade vivida pelos operários na época em que houve a substituição do homem pela máquina, onde as empresas de grande porte visavam fabricar uma maior quantidade de produtos (visão lucro), em um menor tempo de produção. Neste sentido, sobre as transformações ocorridas no processo de trabalho durante o processo de urbanização e industrialização, analise as seguintes sentenças:
I- Os empresários são os proprietários dos capitais e dos bens produzidos pelo trabalho. Os operários são trabalhadores assalariados que se utilizam apenas de sua força de trabalho para garantir sua subsistência. II- Os trabalhadores sofriam um terrível processo de alienação sobre o valor do trabalho que eles mesmos desenvolviam, não sabiam quantificar as mercadorias ou qual o valor dos bens que produziam em uma jornada de trabalho. III- Devido ao desenvolvimento econômico no Brasil nessa época, as empresas estrangeiras surgem com interesse em se firmar no mercado, investindo em maquinários e mão-de obra barata, como, por exemplo: Wal-Mart, Novartis e Bank of America. IV- Através da organização e mobilização da classe trabalhadora, reivindicando melhores condições de vida e trabalho, houve um grande crescimento do Welfare State para garantir as políticas criadas na época.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças I e III estão corretas. B) Somente a sentença III está correta. C) As sentenças I, II e IV estão corretas. D) Somente a sentença IV está correta.
O desemprego decorre de um processo que compreende, de um lado, o crescimento da população nos centros urbanos e a grande procura por postos de trabalho nas grandes e, de outro lado, as empresas não conseguem absorver toda a mão de obra disponível. Esse cenário levou à formação de uma classe operária industrial que sofre para dar conta de atender a suas necessidades básicas de sobrevivência. Partindo desse cenário, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA: I- Esse contexto levou à formação de movimentos sociais, como sindicatos, forças populares e associações. II- A crescente oferta de novos postos de trabalho decorrentes da inserção de novas tecnologias reduziu os níveis de desemprego. III- O processo de industrialização resultou na criação de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais. IV- A ampliação do desemprego promoveu a elaboração de teorias que previam a intervenção estatal na economia. a) As sentenças II e IV estão corretas. b) As sentenças I, III e IV estão corretas. c) As sentenças I, II e IV estão corretas. d) As sentenças II e III estão corretas.
No final do século XIX e início do século XX, surge a industrialização e urbanização no mundo, e no Brasil não foi diferente. Surgiu também o modelo capitalista, em que se dá a relação de produção e reprodução social. Analise as seguintes afirmativas: Agora, assinale a alternativa CORRETA: I- O modelo capitalista detém os meios de produção/capital. II- O trabalhador no modelo capitalista é valorizado pela sua força de trabalho, tendo boas condições de trabalho. III- No modelo capitalista, o que se produz pelo trabalhador se transforma em mercadoria que vai ter um valor no mercado. IV- No modelo capitalista, não se tem conflitos entre classes, havendo harmonia. V- No modelo capitalista, o trabalhador e patrão têm direitos iguais e recebem salários compatíveis. a) As afirmativa II e IV estão corretas. b) As afirmativa III e V estão corretas. c) As afirmativas I e II estão corretas. d) As afirmativas I e III estão corretas.
O período histórico entre 1930 e 1964 foi marcado pela ênfase dada pelo governo às políticas econômicas e de crescimento industrial em detrimento das políticas sociais. Nesse contexto, destacam-se as ações de Getúlio Vargas com relação às novas relações de trabalho decorrentes do processo de industrialização. A criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em 1943 representou uma estratégia que se encaixava nessa visão política. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA: I- O caráter político-ideológico - visão política e análise crítica - é parte da profissão de assistente social. II- O profissional do Serviço Social tem como área de concentração de atuação as entidades assistencialistas. III- O Estado assume o papel de regulador das questões e promotor no bem-estar social no contexto neoliberal dos anos 1990. IV- A atuação do assistente social envolve atravessar relações de poder entre diferentes grupos e classes sociais. a) As sentenças I, II e III estão corretas. b) As sentenças I e IV estão corretas. c) As sentenças II e III estão corretas. d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
A partir do contexto do modelo capitalista no Brasil, o profissional de Serviço Social vivencia diversas crises sociais, econômicas e políticas. Assim, assinale a alternativa CORRETA que indica como atua este profissional neste sistema: a) O profissional de Serviço Social atua com prática ideológica da caridade. b) O profissional de Serviço Social atua nas expressões da questão social. c) O profissional de Serviço Social não atua com as políticas públicas. d) O profissional de Serviço Social não atende às demandas dos trabalhadores assalariados.
Diversas transformações marcaram o início do século XX, caracterizadas pelas lutas de classe que buscavam a garantia de direitos e cidadania. No entanto, neste processo de industrialização e urbanização, algumas instituições sociais foram enfraquecidas, devido às exigências postas pelo trabalho industrial. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) As instituições sociais que foram enfraquecidas por esse processo foram principalmente a família, a igreja, escolas e a comunidade. ( ) As instituições sociais que foram enfraquecidas por esse processo foram as ONGs, as indústrias e fábricas que empregavam os trabalhadores vindos do meio rural. ( ) Os problemas sociais da época foram gerados pela população que não tinha um planejamento social, pois recebiam altos salários nas fábricas e tinham as políticas públicas como apoio para resolução das questões sociais. ( ) O processo de urbanização descontrolado e as más condições de trabalho foram alguns dos motivos causadores dos problemas sociais da época. a) F - V - V - F. b) V - V - F - V. c) V - F - F - V. d) F - F - V - V.
Karl Marx defendia a ideia de que a desigualdade social foi produzida pelo capitalismo, causada pela divisão de classes, entre os que detêm os meios de produção / capital (burgueses) e os que contam com sua força de trabalho para garantir sua sobrevivência (proletariado). Nesse processo, surgem as lutas de classes, reivindicando os direitos de cidadão, como o acesso à saúde, à moradia, à educação etc. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição atual sobre cidadania: a) No processo de urbanização e industrialização, para garantir a cidadania do operário, o governo colocou o homem a serviço da máquina, permitindo que permanecesse empregado e garantindo o sustento de sua família. b) Corresponde a um sujeito, no exercício de seus direitos e deveres, que tem a capacidade de desenvolver-se nas áreas políticas, econômicas, sociais, culturais e éticas. c) O Estado, a pensar em políticas públicas, desenvolveu formas de desenvolver ações e oferecer benefícios que diminuíssem as desigualdades sociais, garantindo as condições mínimas de sobrevivência. d) A partir da Era Vargas, com as lutas e reinvindicações da população podemos dizer que vivemos num mundo justo, igualitário, sem diferenças sociais.
O modelo capitalista tem a função de reproduzir as características das relações sociais produzidas por essa ideologia. No entanto, o governo precisa ter cautela para que consigam manter a ?ordem? social. Sobre o sistema capitalista, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA: I- O trabalhador vende sua força de trabalho no mundo capitalista em troca de salário. II- No mundo capitalista, o dono do capital detém poder sobre o trabalhador. III- Nas relações de produção do sistema capitalista, não ocorrem desigualdades sociais. IV- No sistema capitalista dos países latino-americanos há relações de produção e reprodução social, que são estabelecidos pelo convívio em sociedade. a) As sentenças I, II e IV estão corretas. b) Somente a sentença IV está correta. c) Somente a sentença I está correta. d) As sentenças II e III estão corretas.
No Estado Neoliberal, o governo não tem a intenção de proteger a sociedade, tendo reflexos principalmente na formulação das políticas sociais. Sobre Neoliberalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) O período Neoliberal apresentou implicações entre o Estado e a Sociedade, enfraquecendo os movimentos sociais da época. ( ) O Neoliberalismo iniciou nos Estados Unidos, depois na Europa e finalmente em países da América Latina. ( ) No Neoliberalismo, as pessoas têm liberdade para usufruir dos produtos e serviços conforme sua situação financeira. ( ) No Neoliberalismo, o Estado reproduz as características das relações sociais e econômicas produzidas pelo capitalismo. a) F - F - V - V. b) V - V - F - V. c) F - V - V - F. d) V - F - V - V.
No final do século XIX, iniciou-se o desenvolvimento industrial no Brasil. Neste processo, houve o êxodo rural, gerando o aumento da população dentro das grandes metrópoles e a desvalorização do trabalho humano com a vinda das máquinas. Sobre a ação do governo com relação às questões sociais surgidas na época, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Foi no governo de Jânio Quadros e João Goulart que houve um olhar para a classe trabalhadora, criou-se o Estatuto do Trabalhador, o 13º salário, o salário-família para o trabalhador urbano e a promulgação da Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS). ( ) Na Era Vargas, buscava-se melhorar a condição do trabalhador. Dentro da legislação trabalhista, criou-se o direito ao trabalhador de 1 (um) salário mínimo, férias remuneradas, descanso semanal e a aposentadoria. ( ) Houve a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e a criação do Conselho de Desenvolvimento no governo de Juscelino Kubitschek. ( ) Getúlio Vargas foi conhecido como ?pai de todos? por ter criado em seu governo a CLT, através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1962. a) V - F - F - V. b) V - V - F - F. c) V - V - V - F. d) F - V - V - F.