Buscar

(IBGE/2019) Linguagens de programação são notações para se descrever computações para pessoas e para máquinas. O sistema de software que faz essa t...

(IBGE/2019) Linguagens de programação são notações para se descrever computações para pessoas e para máquinas. O sistema de software que faz essa tradução é denominado compilador. Um exemplo tradicional desse tipo de sistema possui fases para traduzir a entrada, que está em uma linguagem original (programa fonte), para uma linguagem destino (programa objeto). Diante do exposto, assinale a alternativa que descreve a fase do analisador semântico. Primeira fase do compilador. Etapa antes da análise léxica responsável por eliminar da árvore de sintaxe os comentários. ... Terceira fase do compilador. Utiliza a árvore de sintaxe e a tabela de símbolos para verificar a consistência do programa fonte com a definição da linguagem. Última fase do compilador. Responsável por gerar o executável através do código otimizado. Quarta fase do compilador. Responsável por gerar o código intermediário após a análise sintática. Segunda fase do compilador. Responsável por criar a árvore de sintaxe a partir dos tokens produzidos pelo analisador léxico. Data Resp.: 12/09/2023 11:31:57 Explicação: Durante a análise semântica, são realizadas verificações como a compatibilidade de tipos, o uso correto das variáveis, a declaração adequada das funções, entre outros aspectos específicos da linguagem de programação. O objetivo é garantir que o programa fonte esteja de acordo com as regras e definições da linguagem, evitando erros semânticos que poderiam levar a comportamentos inesperados ou inconsistentes durante a execução.


a) Primeira fase do compilador. Etapa antes da análise léxica responsável por eliminar da árvore de sintaxe os comentários.
b) Terceira fase do compilador. Utiliza a árvore de sintaxe e a tabela de símbolos para verificar a consistência do programa fonte com a definição da linguagem.
c) Última fase do compilador. Responsável por gerar o executável através do código otimizado.
d) Quarta fase do compilador. Responsável por gerar o código intermediário após a análise sintática.
e) Segunda fase do compilador. Responsável por criar a árvore de sintaxe a partir dos tokens produzidos pelo analisador léxico.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A fase do compilador responsável por utilizar a árvore de sintaxe e a tabela de símbolos para verificar a consistência do programa fonte com a definição da linguagem é a terceira fase do compilador. Portanto, a alternativa correta é a letra b) Terceira fase do compilador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais