Quanto aos tipos de região, analise as afirmativas a seguir: I- Regiões simples se originam a partir de uma diversidade de variáveis. II- Regiões complexas não se apresentam passíveis de análise regional. III- Regiões homogêneas mostram inalterabilidade nas variáveis analisadas. IV- Regiões funcionais definem-se a partir dos fluxos que se apresentam. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Regiões simples se originam a partir de uma diversidade de variáveis. II- Regiões complexas não se apresentam passíveis de análise regional. III- Regiões homogêneas mostram inalterabilidade nas variáveis analisadas. IV- Regiões funcionais definem-se a partir dos fluxos que se apresentam. A As afirmativas I e IV estão corretas. B As afirmativas II e IV estão corretas. C As afirmativas I e III estão corretas. D As afirmativas III e IV estão corretas.
Neo desarticulou e reconfigurou o debate em torno das implicações e do caráter das articulações entre as localidades e o restante do mundo. Com relação ao conceito de região e de globalização na discussão dos geógrafos sobre esses fenômenos, analise as afirmativas a seguir: I- Com a globalização, atualmente, ficou mais fácil a caracterização da regionalidade. II- A região deve ser abordada como zonas integradas e bem delimitadas. III- Atualmente, a regionalidade mostra-se enquanto um processo de cunho dinâmico. IV- Deve-se abordar a região a partir das redes de relações que essa integra. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas III e IV estão corretas. B As afirmativas II e III estão corretas. C Somente a afirmativa IV está correta. D As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Quanto ao impacto da Modernidade na Geografia, analise as afirmativas a seguir: I- Com a Modernidade reforça-se o caráter toponímico e estatístico da geografia. II- Com a Modernidade, a Geografia passa a fortalecer a identidade nacional. III- Com a Modernidade, a Geografia perde o caráter estratégico que tinha antes. IV- A Modernidade aumenta a atenção da Geografia na análise de conflitos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Com a Modernidade reforça-se o caráter toponímico e estatístico da geografia. II- Com a Modernidade, a Geografia passa a fortalecer a identidade nacional. III- Com a Modernidade, a Geografia perde o caráter estratégico que tinha antes. IV- A Modernidade aumenta a atenção da Geografia na análise de conflitos. A Somente a afirmativa I está correta. B As afirmativas I, II e III estão corretas. C As afirmativas I, II e IV estão corretas. D As afirmativas II e IV estão corretas.
Quanto à região natural, analise as afirmativas a seguir: I- A região natural é dimensionada de acordo com uma escala padrão. II- A região natural combina aspectos naturais e da ação humana. III- A região natural é um ecossistema de elementos integrados e integrantes. IV- A região natural é tida inicialmente como determinante da ação humana. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A região natural é dimensionada de acordo com uma escala padrão. II- A região natural combina aspectos naturais e da ação humana. III- A região natural é um ecossistema de elementos integrados e integrantes. IV- A região natural é tida inicialmente como determinante da ação humana. A As afirmativas I, III e IV estão corretas. B Somente a afirmativa III está correta. C As afirmativas III e IV estão corretas. D As afirmativas II e IV estão corretas.
Com relação à regionalização proposta pelos autores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
O elemento primordial para a divisão proposta é o meio técnico-científico-informacional. Para esses autores, o uso do território é determinado somente pelo dinamismo econômico. Um dos elementos utilizados nessa caracterização é o alcance e extensão da cidadania. Devido ao Polo da Zona Franca, a região amazônica é tida como de inovação tecnológica. A V - F - F - V. B F - V - V - F. C V - V - F - F. D V - F - V - F.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A natureza e a função dos fluxos ligam-se à dimensão temporal das redes. A origem e a formalização dos fluxos ligam-se à dimensão organizacional das redes. A escala e o caráter das conexões ligam-se à dimensão espacial das redes. A velocidade e a frequência dos fluxos ligam-se à dimensão organizacional das redes. A A natureza e a função dos fluxos ligam-se à dimensão temporal das redes. B A origem e a formalização dos fluxos ligam-se à dimensão organizacional das redes. C A escala e o caráter das conexões ligam-se à dimensão espacial das redes. D A velocidade e a frequência dos fluxos ligam-se à dimensão organizacional das redes.