Buscar

Posse e detenção são institutos que, apesar de similares no que se refere ao exercício do poder de fato sobre a coisa, não se confundem. Por este m...

Posse e detenção são institutos que, apesar de similares no que se refere ao exercício do poder de fato sobre a coisa, não se confundem. Por este motivo, o legislador diferenciou expressamente no Código Civil de 2002 os conceitos de posse e de detenção e determinou os efeitos da aplicação de cada um destes institutos. Indique a alternativa a seguir que relata características corretas de posse e detenção e indique uma das distinções entre estes institutos.


a. A posse injusta pode ser violenta, clandestina ou precária, enquanto a detenção injusta somente pode ser violenta.
b. O possuidor, quando não é proprietário do bem, depende de autorização deste para ser imitido na posse justa, ao passo que o detentor não depende de nenhuma autorização para exercer a detenção.
c. O possuidor tem legitimidade para alugar o bem em qualquer circunstância, enquanto o detentor somente pode alugar o bem se comprovar que o possuidor sempre efetuava o pagamento do seu salário em atraso.
d. O possuidor, dentre outros direitos, exerce sobre o bem o direito de uso, não dependendo de ordens do proprietário neste sentido, ao passo que o detentor exerce a detenção sob as orientações do proprietário ou possuidor.
e. A posse pode ser classificada em direta e indireta, e a detenção pode ser classificada em direta, indireta e mista.

Essa pergunta também está no material:

ATIV APRENDIZAGEM DIREITO CIVIL UNIDADE II
2 pág.

Direito Civil I Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. Na posse, o possuidor exerce o direito de uso sobre o bem sem depender de ordens do proprietário, enquanto na detenção o detentor exerce a detenção sob as orientações do proprietário ou possuidor. Essa é uma das distinções entre os institutos de posse e detenção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais