Logo Passei Direto
Buscar
No que diz respeito às pequenas propriedades de terra e ao trabalho nelas empregado, assinale a alternativa correta:


A A maioria das pequenas propriedades se dedicava a monocultura e mantinha imensa escravaria.
B As pequenas propriedades produziam arroz, feijão, milho, trigo, para exportação, e possuíam poucos escravos.
C As pequenas propriedades produziam gêneros voltados ao abastecimento interno, em geral tinham poucos escravos.
D As pequenas propriedades produziam para o mercado externo com umas vasta mão de obra escrava.
E As pequenas propriedades usavam força de trabalho variada, homens brancos pobres, escravos, mas sua produção em todos os estabelecimentos era para subsistência.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: As pequenas propriedades produziam gêneros voltados ao abastecimento interno, em geral tinham poucos escravos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História e Historiografia da Escravidão no Brasil, assinale a alternativa correta sobre as influências da Lei do Ventre Livre:


A Foi uma lei transformadora que mudou completamente a relação entre o senhor e o escravo, até porque o senhor tinha o dever de indenizar os seus escravos logo quando nasciam.
B Era um instrumento legal que foi utilizado para pressionar os donos de escravos, que tinham que matricular os seus cativos, bem como permitia ao escravo obter a alforria, sem a autorização do senhor, e possibilitava a acumulação de um pecúlio.

Questão 7/10 - História e Historiografia da Escravidão do Brasil
Atente para trecho de texto a seguir:
“Foram estabelecidos, pois, dispositivos que naturalizavam e legalizavam o castigo físico, bem como a sujeição das populações escravizadas e "formas de governo", institucionalizadas pelas leis e pela circulação de ideias como aquelas presentes em manuais especialmente elaborados para o uso dos senhores".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARCZ Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 27.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História e Historiografia da Escravidão no Brasil, assinale a alternativa correta sobre os castigos físicos contra os escravos:
Nota: 10.0


A A violência, no entanto, não era aceitável e nem tolerável, a negociação sempre prevalecia.
B Os castigos eram um elemento fundamental para disciplinar os escravos, estavam ligados diretamente ao sistema produtivo predominante.
C Os castigos eram utilizados principalmente quando os escravos chegavam às fazendas, a maior parte dos historiadores acredita que eram utilizados com o intuito de disciplinar na chegada do escravo, e pouco utilizados no cotidiano de trabalho.
D Diversos tratados católicos propagandeavam o uso da violência nos castigos como única forma de expiação dos pecados dos negros, portanto a Igreja como instituição não amenizou tais abusos por parte dos senhores.
E Um escravo era sempre colocado como “carrasco”, ou seja, era ele que na maior parte das fazendas era responsável por desferir os piores castigos, a explicação é simples, quando um negro batia em outro

Mais conteúdos dessa disciplina