Buscar

Sobre as duas leis de Cotas que estudamos responda quais os argumentos estão de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, na ADC 41 e ...

Sobre as duas leis de Cotas que estudamos responda quais os argumentos estão de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, na ADC 41 e na ADPF 186.


a) Sem se reconhecer a realidade de que a Constituição impõe ao Estado o dever de atribuir a todos os que se situam à margem do sistema de conquistas em nosso país a condição essencial de titulares do direito de serem reconhecidos como pessoas investidas de dignidade e merecedoras do respeito social, não se tornará possível construir a igualdade nem realizar a edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, frustrando assim um dos objetivos fundamentais da República, a que alude o inciso I do artigo 3º da Carta Política.
b) Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 186 confirmou a inconstitucionalidade do sistema de cotas raciais nas universidades públicas.
c) A Lei de Cotas nas faculdades é mais do que compatível com a Constituição, trata-se mesmo de uma exigência do texto maior, em decorrência do princípio da isonomia prevista no caput do artigo 5º, mas a lei que trata a respeito do acesso à concursos públicos foi julgada inconstitucional.
d) As leis não são motivadas por um dever de reparação histórica decorrente da escravidão e de um racismo estrutural existente na sociedade brasileira.

Essa pergunta também está no material:

Questionário
5 pág.

Direito Civil I Colégio EquipeColégio Equipe

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal na ADC 41 e na ADPF 186, os argumentos que estão de acordo são: a) Sem se reconhecer a realidade de que a Constituição impõe ao Estado o dever de atribuir a todos que se situam à margem do sistema de conquistas em nosso país a condição essencial de titulares do direito de serem reconhecidos como pessoas investidas de dignidade e merecedoras do respeito social, não se tornará possível construir a igualdade nem realizar a edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, frustrando assim um dos objetivos fundamentais da República, a que alude o inciso I do artigo 3º da Carta Política. c) A Lei de Cotas nas faculdades é mais do que compatível com a Constituição, trata-se mesmo de uma exigência do texto maior, em decorrência do princípio da isonomia prevista no caput do artigo 5º, mas a lei que trata a respeito do acesso a concursos públicos foi julgada inconstitucional. d) As leis não são motivadas por um dever de reparação histórica decorrente da escravidão e de um racismo estrutural existente na sociedade brasileira.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais