Buscar

O recente processo de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do caso conhecido como 'Mensalão' trouxe à exposição a interpretação que suger...

O recente processo de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do caso conhecido como 'Mensalão' trouxe à exposição a interpretação que sugere a presença de uma distorção no equilíbrio e nas funções dos três poderes da estrutura estatal brasileira (Executivo, Legislativo e Judiciário). Essa distorção tem sido designada como 'judicialização da política'. Com base nos conhecimentos sobre tema, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a que o termo 'judicialização da política' se refere.


a) Ao recorrente apelo ao Poder Judiciário na resolução de problemas e na tomada de decisões que deveriam ser da competência dos Poderes Legislativo e Executivo, enfraquecendo a autonomia desses dois últimos.
b) À subordinação do Poder Legislativo à pressão da sociedade civil, exigindo justiça no caso conhecido como 'Mensalão'.
c) À influência da mídia sobre o Poder Judiciário, em especial sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), comprometendo a isenção e a autonomia de suas decisões.
d) À presença na atual composição do Congresso Nacional de um elevado número de bacharéis em Direito, criando um desequilíbrio na representação corporativa no Legislativo.
e) À intromissão dos poderes Executivo e Legislativo no aparelho judiciário, visando influenciar suas decisões por meio de nomeações, lobbies e pressão política.

Essa pergunta também está no material:

A HISTÓRIA DA JUSTIÇA NO BRASIL 2 AV. - 10
1 pág.

História do Brasil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que apresenta o significado do termo "judicialização da política" é: a) Ao recorrente apelo ao Poder Judiciário na resolução de problemas e na tomada de decisões que deveriam ser da competência dos Poderes Legislativo e Executivo, enfraquecendo a autonomia desses dois últimos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais