Buscar

No laboratório virtual sobre algarismos significativos, erros e calibração de vidrarias, você conheceu diferentes vidrarias de diferentes graus de ...

No laboratório virtual sobre algarismos significativos, erros e calibração de vidrarias, você conheceu diferentes vidrarias de diferentes graus de precisão e, através de medições práticas realizadas, você conseguiu identificar e se familiarizar com tais instrumentos. A pipeta graduada é usada para medir e transferir pequenos volumes de líquidos. Para utilizar a pipeta graduada, você precisou seguir uma série de ações (observe a figura a seguir). 

Descreva quais foram as ações que você realizou para transferir um líquido de uma vidraria para outra.

💡 1 Resposta

User badge image

Ismael Gorczveski

Para transferir um líquido de uma vidraria para outra utilizando uma pipeta graduada, as seguintes ações foram realizadas:


Primeiramente, verifiquei se a pipeta estava limpa e seca, livre de qualquer resíduo que possa comprometer a precisão da medida.


Utilizei um suporte adequado para posicionar a pipeta, garantindo sua estabilidade durante o procedimento.


Com o auxílio de um bastão de vidro ou pipetador, molhei a ponta da pipeta com o líquido que seria transferido. Isso ajudou a evitar a formação de bolhas de ar dentro da pipeta, o que poderia interferir na precisão da medida.


Em seguida, mergulhei a ponta da pipeta no líquido a ser transferido, tomando cuidado para não encostar nas paredes do recipiente para evitar contaminação e garantir a precisão da medida.


Utilizando o dedo indicador para controlar o fluxo, aspirei o líquido até a marca desejada na pipeta graduada.


Com o líquido aspirado na pipeta, removi-a do recipiente original e transferi-a cuidadosamente para o recipiente de destino, mantendo-a na posição vertical para garantir uma transferência precisa e completa do líquido.


Com o líquido transferido, esperei alguns segundos para permitir que qualquer resquício de líquido escorra para garantir que a quantidade transferida seja precisa.


Por fim, verifiquei se a medida estava de acordo com o volume desejado, observando a posição do menisco em relação à marca de graduação na pipeta. Se necessário, ajustei a posição da pipeta para corrigir a medida.


Essas ações foram importantes para garantir uma transferência precisa e eficiente do líquido entre as vidrarias, minimizando erros e mantendo a precisão das medidas realizadas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais