Logo Passei Direto
Buscar
Para Marilena Chauí (2000, p. 13), 'o conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente'. Com relação à filosofia e ao conhecimento filosófico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Etimologicamente, é uma palavra grega composta pela união de dois termos: filos (o que ama, o que gosta) e sofia (saber, sabedoria), portanto Filosofia significa amor pela sabedoria.
( ) O filósofo busca refletir sobre o contexto que o circunda, contudo não é questionador e inquieto, pois compreende que certas coisas são naturalmente postas, 'são como são'.
( ) Pitágoras é conhecido como o filósofo fundador da teoria na qual os números e as relações matemáticas são a essência de todas as coisas. A ele também se atribuiu a invenção da palavra 'filosofia'.
( ) O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual, sistemático, metódico e rigoroso, mas não se caracteriza como crítico, sendo similar ao ato de pensar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


a) V - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - V.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre filosofia e conhecimento filosófico: ( ) Etimologicamente, é uma palavra grega composta pela união de dois termos: filos (o que ama, o que gosta) e sofia (saber, sabedoria), portanto Filosofia significa amor pela sabedoria. É verdadeira (V). A definição etimológica de filosofia está correta. ( ) O filósofo busca refletir sobre o contexto que o circunda, contudo não é questionador e inquieto, pois compreende que certas coisas são naturalmente postas, 'são como são'. É falsa (F). O filósofo é, por definição, questionador e inquieto, sempre buscando entender e problematizar a realidade ao seu redor. ( ) Pitágoras é conhecido como o filósofo fundador da teoria na qual os números e as relações matemáticas são a essência de todas as coisas. A ele também se atribuiu a invenção da palavra 'filosofia'. É verdadeira (V). Pitágoras é frequentemente associado à ideia de que os números são fundamentais para a compreensão do universo e é creditado com a invenção do termo "filosofia". ( ) O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual, sistemático, metódico e rigoroso, mas não se caracteriza como crítico, sendo similar ao ato de pensar. É falsa (F). O conhecimento filosófico é, de fato, crítico e analítico, não se limitando apenas ao ato de pensar, mas questionando e avaliando as ideias. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa correta é a) V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta é: a) V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A dogmática jurídica deve ser compreendida a partir de conceitos, ideias e concepções dinâmicas que complementam uma outra face do saber jurídico: a zetética.


a) A dogmática jurídica deve ser compreendida a partir de conceitos, ideias e concepções dinâmicas que complementam uma outra face do saber jurídico: a zetética.
b) O Direito possui conceitos técnicos operacionais ditados pela dogmática jurídica, tendo, por este aspecto, uma permanente mutabilidade e problematização dos parâmetros mais duradouros e institucionalizados do saber jurídico.
c) A zetética é o campo exclusivo da Filosofia que discute os fundamentos e as justificativas dos conceitos com os quais define-se moral, rompendo com as verdades postas.
d) Uma das finalidades da dogmática jurídica é a de possibilitar o que tradicionalmente se define como segurança jurídica, ou seja, garantir um mínimo de previsibilidade das decisões que definem as relações e o comportamento social.

A Idade Moderna compreendeu um período histórico de grandes transformações sociais e políticas. O novo modelo social advindo deste processo trouxe consigo o Direito Moderno, estruturado com base no positivismo jurídico e a predominância do legalismo. Acerca do paradigma do Direito Moderno, analise as sentenças a seguir:
I- Direito Positivo, Positivismo Jurídico e Positivismo Filosófico são termos semelhantes, genéricos, que se relacionam e complementam.
II- Positivismo jurídico é uma concepção teórica, política e filosófica de Direito reducionista, que se tornou paradigma dominante do Direito.
III- O Direito Moderno é construído com base na racionalidade técnico-científico, como um conjunto de normas objetivas, técnicas e legítimas, capazes de promover segurança jurídica e previsibilidade nas relações humanas.
Assinale a alternativa CORRETA:


a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A Filosofia é resultado da tradição grega, conhecida também como 'Milagre Grego'. Com relação aos fatores que contribuíram para a criação, a consolidação e a expansão da Filosofia grega, segundo os historiadores do helenismo, assinale a alternativa CORRETA:


a) A invenção da bússola, da moeda e do relógio.
b) A invenção da matemática, do processo de codificação e da democracia na pólis.
c) O descobrimento da Oceania através das viagens marítimas.
d) A criação da política e a invenção do calendário, da moeda e do alfabeto.

O trabalho de Friedrich Carl Von Savigny (1779-1861) é um importante marco na renovação da ciência jurídica alemã e representa um contraponto importante ao Positivismo francês. Savigny, em vertente distinta se opõe à ideia de que o 'contrato social' é universal e não cultural. Desde aí, elabora conceitos que servirão de uma importante vertente do Positivismo Jurídico conhecida como Historicismo. Acerca do Historicismo proposto por Savigny, assinale a alternativa CORRETA:

Defendeu a compreensão vigente de que o direito era 'parte individualizada da vida do povo', e por isso, era legítima sua imposição.
Defendeu a coerência no sistema codificado, isto porque, assim o jurista não criaria um direito de maneira arbitrária, mas identificaria a necessidade do povo dentro de uma lógica fundada na neutralidade de sua vontade, atendo-se tão somente a legitimar uma ordem jurídica fundada na racionalidade.
Deixou de repudiar a filosofia racionalista, defendendo um referencial teórico a partir da lógica do positivismo.
Intencionava buscar as raízes do direito presente a partir da historicidade, na prática, compreendeu os conceitos abstratos e idealizados pelo direito, já que a construção da história jurídica que foi objeto de análise não discute a validade e a natureza da ordem jurídica.
A Defendeu a compreensão vigente de que o direito era 'parte individualizada da vida do povo', e por isso, era legítima sua imposição.
B Defendeu a coerência no sistema codificado, isto porque, assim o jurista não criaria um direito de maneira arbitrária, mas identificaria a necessidade do povo dentro de uma lógica fundada na neutralidade de sua vontade, atendo-se tão somente a legitimar uma ordem jurídica fundada na racionalidade.
C Deixou de repudiar a filosofia racionalista, defendendo um referencial teórico a partir da lógica do positivismo.
D Intencionava buscar as raízes do direito presente a partir da historicidade, na prática, compreendeu os conceitos abstratos e idealizados pelo direito, já que a construção da história jurídica que foi objeto de análise não discute a validade e a natureza da ordem jurídica.

O positivismo jurídico insurge do processo histórico, político e social do Estado Moderno, base do paradigma moderno do Direito. A partir do século XIX, duas grandes correntes jurídicas compreendem o pensamento juspositivista: a Escola Exegética e a Escola Histórica. Acerca das características das dessas duas correntes jurídicas, analise as sentenças a seguir:

O legalismo é representado pela Escola Histórica Alemã, e o formalismo científico, pela Escola Exegética, desenvolvida na Itália.
A Escola da Exegese tinha como base o Direito como fonte da manifestação positivada do Estado, com tratamento científico e jurídico, por meio da interpretação e da aplicação da lei fundado na intenção do legislador.
I- O legalismo é representado pela Escola Histórica Alemã, e o formalismo científico, pela Escola Exegética, desenvolvida na Itália.
II- A Escola da Exegese tinha como base o Direito como fonte da manifestação positivada do Estado, com tratamento científico e jurídico, por meio da interpretação e da aplicação da lei fundado na intenção do legislador.
II- O legalismo é representado pela Escola Histórica Alemã, e o formalismo científico, pela Escola Exegética, desenvolvida na Itália.
I- A Escola da Exegese tinha como base o Direito como fonte da manifestação positivada do Estado, com tratamento científico e jurídico, por meio da interpretação e da aplicação da lei fundado na intenção do legislador.
I- O legalismo é representado pela Escola Exegética, desenvolvida na Itália, e o formalismo científico, pela Escola Histórica Alemã.
II- A Escola da Exegese tinha como base o Direito como fonte da manifestação positivada do Estado, com tratamento científico e jurídico, por meio da interpretação e da aplicação da lei fundado na intenção do legislador.
II- O legalismo é representado pela Escola Exegética, desenvolvida na Itália, e o formalismo científico, pela Escola Histórica Alemã.
I- A Escola da Exegese tinha como base o Direito como fonte da manifestação positivada do Estado, com tratamento científico e jurídico, por meio da interpretação e da aplicação da lei fundado na intenção do legislador.

III- A Escola Histórica compreende que as leis representam uma realidade histórica, na qual a tradição social do passado condiciona o presente, valorizando os elementos consuetudinário e doutrinal do direito. Assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina