Buscar

Leia, abaixo, a letra de uma canção de Chico Buarque inspirada no romance de José de Alencar, Iracema – uma lenda do Ceará: a) Que papel desempenha...

Leia, abaixo, a letra de uma canção de Chico Buarque inspirada no romance de José de Alencar, Iracema – uma lenda do Ceará:
a) Que papel desempenha Iracema no romance de José de Alencar? E na canção de Chico Buarque?
b) Uma das interpretações para o nome da heroína do romance de José de Alencar é de que seja um anagrama de América. Isto é, o nome da heroína possui as mesmas letras de América dispostas em outra ordem. Partindo dessa interpretação, explique o que distingue a referência à América no romance daquela que é feita na canção.

Essa pergunta também está no material:

Literatura-3-Série
9 pág.

Literatura Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) No romance de José de Alencar, Iracema desempenha o papel de uma jovem índia, considerada a "virgem dos lábios de mel" e símbolo da pureza e da beleza da natureza brasileira. Na canção de Chico Buarque, Iracema é retratada como uma figura feminina que representa a resistência e a luta do povo brasileiro contra a opressão e as injustiças sociais. b) A referência à América no romance de José de Alencar está relacionada à colonização e à influência europeia sobre o continente americano. Iracema, como anagrama de América, representa a fusão entre a cultura indígena e a cultura europeia, simbolizando a formação do povo brasileiro. Já na canção de Chico Buarque, a referência à América está mais ligada à ideia de resistência e luta contra a opressão, destacando as desigualdades sociais e as injustiças presentes na sociedade brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais