Buscar

A libertação das colônias portuguesas tem características que lembram a Indochina e a Argélia, pelo menos no que se refere ao projeto independentis...

A libertação das colônias portuguesas tem características que lembram a Indochina e a Argélia, pelo menos no que se refere ao projeto independentista, à reação da metrópole e ao início da guerra. Tanto em Angola como na Argélia, a guerra eclode repentinamente, com uma série de ataques simultâneos a postos militares; no caso angolano, postos de Luanda, em 4 de fevereiro de 1961. (Marc Ferro. História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX) Também caracteriza o processo de libertação colonial de Angola


a) o apoio da maior parte dos colonos, principalmente daqueles nascidos em Portugal, à independência política e econômica do país.
b) a ingerência da Igreja Católica na guerra de independência, condenando todas as ações bélicas metropolitanas e da PIDE.
c) o isolamento político dos revolucionários, congregados no Partido Comunista Angolano, em virtude das divergências com o Pacto de Varsóvia.
d) a interferência de outras nações, pois os Estados Unidos apoiavam a UPA-FNLA, enquanto o MPLA recebia ajuda da URSS e de Cuba.
e) a condenação formal ao ultracolonialismo português feita pela África do Sul e endossada pelas nações da Europa Ocidental.

Essa pergunta também está no material:

PROVA DE HISTORIA CONCURSO 4
4 pág.

História Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é a alternativa D) a interferência de outras nações, pois os Estados Unidos apoiavam a UPA-FNLA, enquanto o MPLA recebia ajuda da URSS e de Cuba.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais